










































































































































































































































































































































 
 

Conselho Regulador da 

Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

 

 

 

Deliberação 
 

1/OUT-I/2010 
 

 
 
 
 
 
 

Pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo 
Director do jornal Sol – Todos os Sábados 

 
 
 
 
 

Lisboa 
 

28 de Abril de 2010



 

1 

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social 

 

Deliberação 1/OUT-I/2010 

 

Assunto: Pressões políticas e económico-financeiras denunciadas pelo Director do 

jornal Sol – Todos os Sábados 

 

 

I. Objecto 

 

1. No dia 25 de Novembro de 2009, o Conselho Regulador da ERC, no uso das suas 

atribuições e competências, deliberou abrir um processo de averiguações tendo como 

objecto apurar elementos relativos à situação denunciada publicamente pelo Director do 

jornal Sol – Todos os Sábados (doravante apenas Sol), nomeadamente no artigo de sua 

autoria “Os boys de Guterres”, publicado na edição deste semanário de 20 de Novembro 

de 2009, e na entrevista do mesmo na edição do jornal Correio da Manhã de 22 de 

Novembro de 2009. 

 

2. Para a abertura do procedimento, o Conselho Regulador atendeu à sua atribuição de 

“[z]elar pela independência das entidades que prosseguem actividades de comunicação 

social perante os poderes político e económico”, determinada na alínea c) do artigo 8.º 

dos Estatutos da ERC, considerando ainda a competência para “[p]roceder à 

identificação dos poderes de influência sobre a opinião pública, podendo adoptar as 

medidas necessárias à sua salvaguarda”, nos termos do disposto na alínea q) do n.º 3 do 

artigo 24.º dos mesmos Estatutos. 

 

3. Importa, pois, verificar o conteúdo das referidas peças jornalísticas, no sentido de se 

fazer uma primeira delimitação do objecto das averiguações. 

 

4. O artigo intitulado “Os boys de Guterres”, assinado por José António Saraiva, 

Director do Sol, foi publicado na edição de 20 de Novembro de 2009 do mesmo jornal. 



2 

Com interesse para a matéria do processo, retira-se a afirmação de que “[o] Sol foi 

objecto de chantagem e de uma tentativa de estrangulamento através do BCP (liderado 

em boa parte por Armando Vara)”. Refira-se que esta alegada chantagem surgia, na 

perspectiva do Director do Sol, no âmbito de uma “cruzada” de alcance maior, que 

visava “o controlo da comunicação social” por parte de um conjunto de personalidades 

envolvidas no processo chamado “Face Oculta”.  

 

5. Já quanto à entrevista de José António Saraiva ao Correio da Manhã, publicada na 

edição de 22 de Novembro de 2009, transcrevem-se as seguintes declarações: 

 

- “Recebemos dois telefonemas, por parte de pessoas próximas do primeiro-

ministro, dizendo que se não publicássemos notícias sobre o Freeport os 

nossos problemas se resolviam”; 

 

- “Estávamos em ruptura de tesouraria, e o BCP, que era nosso sócio, já tinha 

dito que não metia lá mais um tostão. Estávamos em risco de não pagar 

ordenados. Mas dissemos que não, e publicámos as notícias do Freeport. 

Efectivamente uma linha de crédito que tínhamos no BCP foi interrompida”; 

 

- “Eles [BCP] quase que tinham vontade que entrássemos em ruptura financeira. 

Na altura quem tinha o dossiê do ‘Sol’ era o Armando Vara, e nós tínhamos a 

noção de que ele estava em contacto com o primeiro-ministro. Portanto, eram 

ordens directas [do primeiro-ministro]”; 

 

- “Houve uma tentativa óbvia de estrangulamento financeiro”. 

 

II. Normas aplicáveis 

 

6. Para além das normas estruturantes previstas na Constituição da República 

Portuguesa, designadamente no n.º 1 do artigo 37.º, que consagra a liberdade de 

expressão e informação, e n.ºs 1 e 4 do artigo 38.º, relativas à liberdade e à 



3 

independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder 

económico, as disposições aplicáveis à situação vertente são as previstas nos n.ºs 1 e 2 

do artigo 1.º da Lei de Imprensa, bem como na alínea a) do artigo 7.º e alíneas a) e c) do 

artigo 8.º dos Estatutos da ERC. 

 

III. Diligências 

 

7. Tendo em vista o cabal esclarecimento dos factos, foram efectuadas diligências que 

consistiram na recolha de depoimentos presenciais e escritos e solicitação de 

documentação. 

 

8. Compareceram na ERC, para prestação de depoimento presencial, por ordem da 

respectiva audição: 

 

- José António Saraiva, Director do Sol; 

- Mário Ramires, Subdirector do Sol; 

- Eduardo Fortunato de Almeida, Director da revista Casa e Jardim; 

- Paulo Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da BCP Capital, 

Sociedade de Capital de Risco, S.A.; 

- Joaquim Coimbra, Presidente do Conselho de Administração da JVC Holding, 

S.G.P.S., S.A.; 

- José António Lima, Director Adjunto do Sol; 

- Paulo Fidalgo, antigo Director Geral de Comunicação do BCP; 

- José Paulo Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da Imosider, 

S.G.P.S., S.A.; 

- Paulo Fernandes, Presidente do Grupo Cofina; 

- Ana Oliveira Bruno, Presidente do Conselho de Administração da O Sol É 

Essencial, S.A. 

 

9. Durante as audições supra mencionadas, foram feitas referências a pessoas que não 

teriam uma participação directa nos factos que constituem a matéria nuclear do 



4 

processo, uma vez que não representavam as entidades que integravam a estrutura 

accionista da sociedade proprietária do jornal Sol e não tinham mantido qualquer 

relacionamento de carácter profissional com aquela sociedade por força do exercício de 

funções noutras entidades. O papel dessas pessoas era reconduzido a um alegado 

exercício de influência ilegítima, no caso de Armando Vara, ou de aconselhamento 

profissional, no caso da advogada Paula Teixeira da Cruz. Por essa razão, considerou-se 

adequado solicitar depoimentos por escrito a essas duas personalidades. 

 

10. Foram solicitados documentos às seguintes pessoas e entidades: 

 

- Joaquim Coimbra, JVC Holding, S.G.P.S., S.A.; 

- José António Lima, Director Adjunto do Sol; 

- José Paulo Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da Imosider, 

S.G.P.S., S.A.; 

- Ana Oliveira Bruno, Presidente do Conselho de Administração da O Sol É 

Essencial, S.A.  

- Conservatória do Registo Comercial de Lisboa; 

- BCP Capital, Sociedade de Capital de Risco, S.A.; 

- Mário Ramires, Subdirector do Sol,  

 

tendo sido juntos ao processo os seguintes documentos entretanto recebidos: 

  

- Cronologia do projecto Sol, entre Dezembro de 2006 e Março de 2009, e 

situação das dívidas da sociedade proprietária a instituições bancárias; 

- Documentos relativos a facturação em publicidade do Sol entre 2007 e 2009, 

discriminando o investimento do grupo Millenium BCP, e duas cartas enviadas 

aos accionistas em 21 e 29 de Janeiro de 2009; 

 - Cópias dos estatutos da sociedade O Sol é Essencial, S.A. e do Acordo Parassocial;  

- Documentos relativos a dados de investimento publicitário dos 15 maiores 

anunciantes do jornal Sol entre 2006 e 2009;  

- Matrícula da sociedade O Sol É Essencial, S.A. 



5 

- Documentos relativos a troca de correspondência entre accionistas durante o 

processo de transacção de acções para a Newshold, S.A., referente ao período 

entre 16 de Janeiro e 17 de Março de 2009. 

 

Mário Ramires comunicou que os elementos que lhe foram solicitados se encontram 

sujeitos a segredo comercial e que toda a demais documentação relevante para o 

processo já tinha sido entregue pelo Director Adjunto do Sol, José António Lima. 

 

IV. Análise dos factos 

 

11. Genericamente, na matéria objecto do processo, identificam-se duas componentes 

que foram denunciadas pelo Director do Sol: i) uma alegada “chantagem” exercida 

através de contactos directos com os responsáveis editoriais do jornal e ii) “uma 

tentativa de estrangulamento [económico-financeiro] através do BCP”. Depreende-se, 

ainda, das palavras do Director do Sol, que essas tentativas visariam alterar a linha 

editorial do jornal, tornando-o menos incómodo para o Governo, ou mesmo conduzir à 

sua extinção. 

 

12. Necessariamente, as iniciativas eventualmente empreendidas tendo em vista as 

finalidades denunciadas terão a sua tradução em factos. E será da prova e da ponderação 

dos factos que se legitimarão juízos conclusivos relativos a condutas. Impõe-se, então, a 

verificação da factualidade e sua valoração. 

 

13. Por uma questão de método, a análise prossegue as duas questões centrais que 

sobressaem das declarações do Director do Sol a consubstanciar a sua denúncia: 

 

i) A alegada “chantagem” exercida através de contactos junto de 

responsáveis editoriais do jornal; 

ii) A alegada manobra de estrangulamento económico-financeiro promovida 

pelo accionista BCP com vista a mudar a linha editorial do jornal ou a 

provocar mesmo a sua extinção.  



6 

 

IV.1. A alegada “chantagem” sobre a direcção editorial do jornal Sol 

motivada pela publicação de notícias relativas ao “caso Freeport” 

 

14. Comece-se por aqueles factos cuja natureza reconduziria a uma apreciação que 

envolve uma menor carga de subjectividade. Isto é, a sua eventual confirmação, mesmo 

que isoladamente, conduziria à valoração de uma determinada realidade que não se 

encontraria refém de circunstâncias complexas, que acabam por originar múltiplas 

leituras. 

 

15. Vejam-se, então, as duas situações que procuram consubstanciar essa tese. 

 

IV. 1.1. A chamada telefónica de “uma pessoa muito próxima do primeiro-

ministro”, denunciada por José António Saraiva 

 

16. Para enquadramento sumário da situação que então se vivia no Sol, que adiante 

melhor se desenvolverá, convirá registar que, à data do denunciado telefonema, o jornal, 

nas palavras dos próprios accionistas e também dos responsáveis editoriais, vivia uma 

situação particularmente difícil do ponto de vista económico-financeiro. A resolução 

dos problemas da empresa revelava-se complexa e de possíveis consequências 

dramáticas, dada a saída da Cofina da sua estrutura accionista e a anunciada intenção da 

BCP Capital e da Imosider venderem as suas participações. 

 

17. Por outro lado, na comunicação social assistia-se ao desenvolvimento de notícias 

sobre o caso Freeport, no âmbito do qual veio a ser envolvido o nome do Primeiro-

Ministro. 

 

18. É neste contexto de fundo que melhor se compreenderão os depoimentos recolhidos 

durante a instrução do processo, cujos elementos relevantes para o esclarecimento desta 

questão se enunciam de seguida. 

 



7 

19. No seu depoimento, José António Saraiva, afirmou que, “a 15 de Janeiro [de 2009], 

o membro da direcção Mário Ramires lhe telefonou a dar conta de uma chamada 

telefónica que tinha recebido de uma pessoa muito próxima do primeiro-ministro. Na 

sequência desse telefonema, a direcção do Sol reuniu de urgência nessa noite, não tendo 

Mário Ramires dito quem era a pessoa em causa, mas que a mesma se mostrava bastante 

conhecedora da situação bancária e financeira do jornal, bem como das movimentações 

accionistas, tendo ainda dito que a situação perante o BCP ficaria resolvida se não 

fossem publicadas mais notícias sobre o caso Freeport”. Acrescentou ainda o Director 

do Sol, no mesmo depoimento, “que a reacção dos directores foi unânime em não 

aceitar o que considerou ser uma chantagem e, no dia 17 de Janeiro, voltaram a publicar 

uma notícia sobre o caso Freeport, a qual não envolvia ainda o nome de José Sócrates”. 

José António Saraiva complementou o seu depoimento, nesta parte, declarando que 

Mário Ramires nunca revelou o nome do autor do telefonema. 

 

20. Por sua vez, solicitado a esclarecer as circunstâncias em que terá recebido o alegado 

telefonema de 15 de Janeiro, Mário Ramires referiu que recebeu esse telefonema 

durante o período de fecho da edição, confirmando que o interlocutor era “alguém muito 

próximo do primeiro-ministro”. Declarou ainda o seguinte: 

 

“Durante o telefonema, que durou aproximadamente 40 minutos, foram 

abordados vários temas, até que se falou do ‘caso Freeport’. [Mário Ramires] foi 

questionado sobre se o Sol iria publicar mais notícias sobre o assunto; o seu 

interlocutor afirmou que conhecia a situação do Sol, bem como os seus 

accionistas, referindo que o negócio com os investidores angolanos ainda não 

estaria resolvido com o banco accionista. E é neste contexto que o interlocutor 

referiu que, se o Sol deixasse de insistir no ‘caso Freeport’, a situação financeira 

do jornal ficaria resolvida no fim-de-semana”. 

 

21. Mário Ramires elucidou que, da sua parte, transmitiu ao autor do dito telefonema o 

não acolhimento da proposta e que dela prestaria informação aos seus colegas de 

direcção. Tendo manifestado que “se por absurdo [a proposta] fosse acolhida, (…) sairia 



8 

do projecto”, o seu interlocutor ter-lhe-á dito “que retirava a proposta e que a mesma 

não tinha qualquer relação com José Sócrates”. 

 

22. Quando questionado sobre a identidade do autor do telefonema, Mário Ramires 

escusou-se a referi-lo, invocando “uma questão de princípio e por não ter forma de 

provar o teor da conversa”. Acrescentou, no entanto, que “não era alguém de dentro do 

banco accionista [BCP] e que não fala com Armando Vara desde o caso da Fundação 

Prevenção e Segurança”, o qual remonta ao ano 2000. 

 

23. José António Lima, Director Adjunto do Sol, confirmou as declarações dos seus 

colegas de direcção, designadamente quanto ao que Mário Ramires havia transmitido 

sobre o telefonema em causa, nada acrescentando, contudo, relativamente à identidade 

do autor do telefonema. 

 

24. José Paulo Fernandes, antigo accionista da sociedade proprietária do Sol e 

Presidente do Conselho de Administração da Imosider, afirmou que também lhe foi 

dado conta da ocorrência do dito telefonema, mas que “na altura não valorizou o caso, 

até porque este não lhe foi apresentado com a ênfase que ganhou mais recentemente” na 

comunicação social, designadamente após as declarações públicas do Director do Sol. 

Na sua avaliação, e não desconfiando da veracidade do episódio contado por Mário 

Ramires, José Paulo Fernandes entende ser “muito difícil que alguém possa garantir 

uma solução financeira que importa vários milhões de euros, cerca de 35 a 40 milhões, 

para travar a saída de uma notícia”, questionando-se “sobre a eficácia dessa actuação, 

até porque os outros órgãos de comunicação também tinham notícias sobre o caso 

Freeport”. 

 

25. Já Paulo Azevedo e Joaquim Coimbra, antigos administradores da sociedade 

proprietária do jornal, garantiram desconhecer a existência do telefonema. 

 

26. Passando-se à apreciação dos depoimentos, o primeiro dado essencial a trazer à 

colação prende-se com a escusa do receptor do telefonema revelar a identidade do seu 



9 

interlocutor. No entanto, sempre adianta que não se tratou de Armando Vara, sobre cujo 

nome, como depois se verá, são lançadas diversas suspeições. Tão pouco se trataria de 

alguém ligado ao BCP.  

 

27. No seu depoimento, Mário Ramires revela ter consciência da dificuldade de 

produzir prova em relação a factos desta natureza, ao admitir que uma das razões que o 

levam a não denunciar o nome do autor do telefonema se deve, justamente, à 

circunstância de “não ter forma de provar o teor da conversa”.  

 

28. Trata-se de uma opção livre e consciente do declarante, a quem, de resto, não poderá 

ser assacada a responsabilidade de denunciar algo que não consegue comprovar. A 

denúncia pública surge por parte de alguém que pertence a um núcleo restrito de 

pessoas a quem Mário Ramires contou o episódio, mais precisamente, o Director do 

jornal Sol.  

 

29. Limitando a apreciação aos factos e afastando interpretações sobre o que terá 

motivado as declarações do Director do Sol, a verdade é que a situação denunciada 

apresenta-se frágil em termos de comprovação. Com efeito, não é possível a esta 

Entidade Reguladora fazer luz sobre o que se passou numa comunicação privada entre 

duas pessoas, da qual não ficou registo sobre a sua existência e menos quanto ao seu 

teor. Para mais, uma comunicação privada da qual se conhece apenas um dos 

interlocutores, ficando o outro a coberto da expressão: “alguém muito próximo do 

primeiro-ministro”. Mesmo que fosse possível a confirmação da existência de tal 

telefonema ainda haveria que conhecer todo o conjunto de circunstâncias que o terão 

envolvido, bem como o grau de seriedade da alegada ameaça/promessa, os poderes que 

detinha o seu autor e se esses poderes seriam os adequados para, com alguma 

razoabilidade, causar justo receio ao alvo da alegada ameaça/promessa.  

 

30. Haveria também que tentar compreender o alcance das palavras do autor do 

telefonema quando, de acordo com o depoimento de Mário Ramires, aquele diz que 

“retirava a proposta e que a mesma não tinha qualquer relação com José Sócrates”, e se 



10 

existia, na realidade, por detrás dessa afirmação, algum envolvimento de um membro do 

Governo naquele acto. 

 

31. Todavia, perante o que é sabido ou conhecido, e coarctada que fica qualquer 

investigação sem o conhecimento de elementos essenciais, não se justifica acrescentar 

algo mais que não seja o reconhecimento da inexistência de produção de prova que 

permita determinar o objecto e termos da “chantagem” que o Director do Sol denunciou 

no espaço público, designadamente, através da conversa telefónica que referiu em 

declarações à comunicação social. 

 

32. Ao que acresce que a alegada conduta não produziu efeitos, pois, de acordo com 

todos os depoimentos recolhidos junto dos responsáveis do jornal, a linha editorial do 

jornal não sofreu qualquer alteração tendo sido, nomeadamente, publicadas todas as 

peças jornalísticas sobre o caso Freeport, aquelas que directamente motivariam a 

alegada “chantagem”. 

 

IV. 1.2. A 22 de Janeiro de 2009, José António Saraiva, Director do Sol, 

recebeu um telefonema de Eduardo Fortunato de Almeida, “o 

qual lhe disse que um alto dirigente do PS tinha afirmado que o 

futuro do Sol dependia da capa da próxima edição” 

 

33. A denúncia é igualmente feita por José António Saraiva, no seu depoimento, sendo 

de levar em conta que a capa da edição em causa seria também ela referente ao caso 

Freeport. Perante aquela “informação”, e ainda durante a conversa mantida 

telefonicamente, José António Saraiva terá perguntado ao seu interlocutor, Eduardo 

Fortunato de Almeida, “o que realmente queria dizer com isso”, ao que aquele terá 

respondido que José António Saraiva “sabia do que se tratava e (…) que o estava a 

avisar como amigo”. 

 

34. Mais declarou José António Saraiva que, na sequência do telefonema, tendo falado 

com os restantes membros da direcção editorial do jornal, “consideraram que se estava 



11 

igualmente perante uma pressão igual à anterior [telefonema de uma pessoa muito 

próxima do primeiro-ministro], mas realizada por outra via”. 

 

35. Chamado a prestar depoimento na ERC, Eduardo Fortunato de Almeida apresentou-

se como Director da revista Casa e Jardim, tendo dito que tem com José António 

Saraiva “uma relação superficial, resultante do facto de o conhecer enquanto Director 

do Expresso e de algumas viagens oficiais da Presidência da República”. 

 

36. Confrontado com a imputação de José António Saraiva, Eduardo Fortunato de 

Almeida admitiu que falou com o Director do Sol em Janeiro de 2009, embora sem 

conseguir precisar a data. Transcreve-se, quanto ao essencial, a acta da sua audição: 

 

“ [Eduardo Fortunato de Almeida] [r]ejeita, contudo, o teor da afirmação que lhe 

é imputada por José António Saraiva, em particular onde se refere que ‘o futuro 

do Sol dependia da capa da próxima edição’. Nega ainda que alguma vez tenha 

feito qualquer aviso no sentido em que este se encontra expresso nas declarações 

do Director do jornal Sol, designadamente onde se refere que ‘o estava a avisar 

como amigo’. 

 

Admite, quando muito, que falou com José António Saraiva por essa altura e que 

lhe terá perguntado se iria continuar a falar do caso Freeport, mas reitera que 

aquelas declarações não correspondem à realidade. Terá eventualmente 

perguntado se o Sol iria continuar a tratar daquele caso e nada mais. 

 

Questionado sobre se nessa conversa terá invocado o nome de algum ‘alto 

dirigente do PS’, o declarante rejeita peremptoriamente que isso tivesse 

acontecido. Acrescenta que o caso Freeport não foi o objecto central da conversa 

que então teve com José António Saraiva”. 

 

37. Estamos perante dois depoimentos de sinal contrário em relação à questão essencial, 

designadamente a de apurar se Eduardo Fortunato de Almeida teria sido o “mensageiro” 



12 

de “um alto dirigente do PS”, no sentido de pressionar a direcção editorial do Sol quanto 

à cobertura jornalística do caso Freeport. 

 

38. Atendendo a estes dois depoimentos, houve, de facto,uma conversa telefónica entre 

Eduardo Fortunato de Almeida e José António Saraiva, por volta da data indicada por 

este último. Contudo, os depoimentos divergem completamente quanto ao conteúdo e, 

sobretudo, sentido da conversação, razão pela qual, mais uma vez, e na ausência de 

outros elementos que permitam confirmar os factos, a resposta quanto a esta matéria é 

necessariamente inconclusiva. 

 

IV.2. A alegada tentativa de estrangulamento económico-financeiro do 

jornal Sol através do BCP 

 

39. José António Saraiva foi chamado a depor no sentido de esclarecer e concretizar as 

situações denunciadas na entrevista que deu ao Correio da Manhã e que havia assumido 

no artigo “Os boys de Guterres”, publicado na edição de 20 de Novembro de 2009 do 

Sol, no qual se afirmava que “[o] Sol foi objecto de chantagem e de uma tentativa de 

estrangulamento através do BCP (liderado em boa parte por Armando Vara)”. 

 

40. Na perspectiva do Director do Sol, genericamente, notou-se uma diferença sensível 

na relação do BCP com o jornal a partir da mudança da Administração do Banco, 

ocorrida em Fevereiro de 2008, que ilustrou com a circunstância de ter solicitado duas 

audiências ao Presidente do Conselho de Administração do BCP, Santos Ferreira, para 

as quais não obteve resposta, e com os casos de um acordo de patrocínio que não terá 

avançado e de um alegado “congelamento” de uma linha de crédito concedida ao Sol 

pelo BCP. 

 

41. Após a BCP Capital anunciar a intenção de vender a sua participação accionista na 

empresa proprietária do Sol, no ano de 2008, acompanhada pela Imosider, quando já 

antes a Cofina seguira procedimento idêntico, o jornal ficou numa situação de grande 

fragilidade, uma vez que apenas o accionista Joaquim Coimbra (JVC Holding) 



13 

mantinha a intenção de continuar no projecto. Sublinhou José António Saraiva que o 

BCP nada fez para recompor a estrutura accionista e que “o jornal esteve à beira de 

fechar”. Fez ainda notar que tinha a noção de que “a primeira vez que não pagasse os 

salários seria o fim do jornal”, já que essa situação era acumulada com dívidas a 

fornecedores. 

 

42. José António Saraiva referiu igualmente que “no fim de 2008 e princípios de 2009 

surgiram os investidores angolanos, o que deixou a direcção a pensar que seria de facto 

a luz ao fundo do túnel, pois tinham capacidade financeira e o seu interesse de entrar no 

mercado português parecia genuíno”. Perante essa perspectiva de investimento, frisou 

José António Saraiva que o BCP começou a levantar reservas quanto a esses novos 

potenciais accionistas e que, em concreto, “Paulo Azevedo, administrador do BCP 

[rectius, Presidente do Conselho de Administração da BCP Capital], declarou que a 

proposta era um golpe e não estava disposto a vender”. José António Saraiva classifica 

de “cambalhota completa” o momento em que o BCP, na semana seguinte ao alegado 

telefonema de 15 de Janeiro de 2009, anuncia querer exercer o seu direito de preferência 

sobre as participações vendedoras. 

 

43. Outro factor que para o Director do Sol evidencia a sua tese quanto à conduta hostil 

do BCP prende-se com a circunstância de, numa reunião entre a BCP Capital, Joaquim 

Coimbra e a Imosider, na qual o accionista BCP anunciou a decisão de exercer o direito 

de preferência, o representante daquele Banco ter pretendido retirar do acordo em 

negociação uma cláusula que garantia a manutenção da direcção editorial do jornal por 

um período de três anos, que “era pretendida por parte dos investidores angolanos”. 

Segundo José António Saraiva, a direcção do jornal aceitou esse princípio “porque 

estava preocupada com o futuro do jornal”. 

 

44. Posteriormente, declarou José António Saraiva que tanto José Paulo Fernandes, da 

Imosider, e depois também Joaquim Coimbra, da JVC Holding, lhe deram conta que o 

BCP os pressionara, o que provocou sucessivos adiamentos do negócio com os 

investidores angolanos. Esses adiamentos tiveram como consequência o aumento dos 



14 

valores da compra das posições da Imosider e do BCP, até ao momento em que Joaquim 

Coimbra “se dispõe a desbloquear tudo, ficando a partir daí caminho aberto para a 

solução do impasse”. Tudo isto terá deixado em José António Saraiva “a ideia 

claríssima de que as posições do BCP tinham a ver com orientações políticas, que 

contavam em particular com as intervenções de Armando Vara e do primeiro-ministro”. 

 

45. O Director do Sol invocou igualmente, exemplificando o tipo de conduta atribuído 

ao BCP, que em 2008 este Banco cancelou uma linha de crédito atribuída ao jornal, 

desconhecendo a causa justificativa. 

 

46. Finalmente, José António Saraiva afirmou estar seguro da existência de outras 

forças exteriores que influenciaram o processo negocial do Sol, nomeadamente sectores 

económicos, “designadamente porque houve acordos quase fechados com a SEMAPA 

e, nesse caso, Fernando Ulrich, ligado à Impresa e a Francisco Pinto Balsemão, terá tido 

influência”. 

 

47. Todavia, o Director do Sol deixou expresso que “não houve qualquer pressão directa 

de qualquer accionista, quer da anterior estrutura, quer da actual, relativamente ao 

conteúdo das notícias publicadas no Sol”. 

 

48. Do depoimento do Director do Sol, sobressaem, assim, duas questões 

complementares a observar na apreciação da denúncia relativa a um alegado 

estrangulamento económico-financeiro promovido pelo BCP: 

 

i) A alegada alteração da conduta do BCP para com o jornal Sol, após a 

mudança da Administração do Banco; 

ii) O alegado bloqueio da BCP Capital no processo de transacção de 

participações da O Sol É Essencial, S. A., para “investidores angolanos”.  

 

 



15 

IV.2.1. A alegada alteração da conduta do BCP para com o jornal Sol, 

após a mudança de Administração do Banco 

 

49. Um dos pontos enfatizados por José António Saraiva reporta-se a uma diferença 

sensível na relação do BCP com o jornal a partir da mudança da Administração do 

Banco, ocorrida nos inícios de 2008, quando Santos Ferreira substituiu Paulo Teixeira 

Pinto na presidência do Grupo. 

 

50. De forma genérica, José António Saraiva indicou que a direcção editorial do jornal 

“tinha a ideia de que o Governo considerava o Sol um jornal hostil já nessa altura, 

porque tinha havido já vários casos, como, por exemplo, o caso da Ota e outros”. Esta 

tese de mudança comportamental do BCP é partilhada pelos membros da direcção 

editorial do Sol ouvidos pela ERC, especificamente, José António Lima e Mário 

Ramires. 

 

51. Directamente questionado pela ERC sobre se, enquanto Administrador do BCP, 

definiu qualquer mudança de estratégia, no primeiro semestre de 2008, relativamente à 

participação que a BCP Capital detinha no jornal Sol, Armando Vara respondeu 

negativamente. Por outro lado, Paulo Azevedo, Administrador da BCP Capital, entidade 

que geria a participação do banco na sociedade, suporta esta afirmação, adiantando que 

“a relação da BCP Capital com a direcção do Sol foi pautada por algumas divergências, 

radicadas exclusivamente quanto à forma de reduzir os défices de exploração”, 

sublinhando também que “tais divergências derivavam de uma visão distinta entre o 

plano empresarial e o plano editorial”. 

 

52. Já na Comissão Parlamentar de Ética Sociedade e Cultura, solicitado a explicar a 

mesma questão, Armando Vara afirmara que a decisão do BCP de abandonar a estrutura 

accionista do Sol tinha sido tomada antes de a actual administração ter chegado ao 

Banco. Acrescentou ainda que essa decisão se encontra “consubstanciada numa 

promessa de venda da totalidade da participação do Banco à Cofina, que tinha um 

contrato de compra, não apenas da participação do BCP, mas de outros accionistas”. 



16 

Reiterou, por fim, que “[q]uando nós chegámos [à Administração do BCP], a decisão de 

sair do capital do Sol estava tomada, e nós não alterámos nada em relação ao Sol”. 

 

53. Importando ouvir o que pensavam os, à altura, restantes accionistas da sociedade 

proprietária do jornal sobre essa alegada mudança comportamental, Joaquim Coimbra 

esclareceu que “enquanto Paulo Teixeira Pinto esteve no BCP havia uma maior 

proximidade, mas que com a entrada da nova administração do BCP não se verificou 

uma mudança no tipo de intervenção que a BCP Capital mantinha até então 

relativamente ao jornal Sol”.  

 

54. Por sua vez, José Paulo Fernandes declarou que “qualquer ideia de que se terá 

assistido a uma mudança de comportamento do BCP com a nova administração é pura 

ficção, pois não sentiu a mais pequena mudança de comportamento por parte do BCP, 

no âmbito do conselho de administração do jornal”. 

 

55. Nesta perspectiva mais global, em que se constatam diferentes e opostas 

sensibilidades quanto à denunciada mudança de comportamento do BCP para com o 

Sol, a qual, do ponto de vista da sua direcção editorial, seria no sentido de prejudicar o 

jornal ou, pelo menos, de não lhe prestar o apoio que consideravam adequado, vejam-se, 

em concreto, situações susceptíveis de indiciar a conduta censurada ao BCP. 

 

IV. 2.1.1. Suspensão de um patrocínio do BCP para publicação de livros 

 

56. Alega José António Lima que, com a nova Administração do BCP em funções, esta 

terá determinado a suspensão de um patrocínio anteriormente acordado para a 

publicação de livros, quando os mesmos já se encontravam impressos com o logótipo 

do Banco. A comunicação teria sido feita ao Sol em Junho de 2008 por Paulo Fidalgo, 

que desempenhava as funções de Director Geral de Comunicação do Banco. Vários 

meses depois, terá havido um acordo entre as partes e a edição acabou por ser 

parcialmente paga pelo BCP. 

 



17 

57. Paulo Fidalgo, quanto a este facto, contou que “as declarações [de José António 

Lima] não podem corresponder à verdade, uma vez que, por essa altura, já não se 

encontrava em funções na área de comunicação e não conhece José António Lima”. No 

entanto, mais adiante nas suas declarações, afirma que terá comunicado à área comercial 

do jornal, não a José António Lima, que não poderiam avançar com o referido 

patrocínio sem este estar previamente aprovado pelo Banco, em reacção a uma 

comunicação do Sol em que se dava por adquirido o patrocínio do BCP, “como se este 

fosse obrigado a patrocinar”. 

 

58. De todo o modo, Paulo Fidalgo garantiu que nunca recebeu instruções directas ou 

indirectas em relação a investimentos no Sol, seja relativamente a patrocínios, seja sobre 

investimentos publicitários. 

 

59. Os depoimentos de José António Lima e Paulo Fidalgo não coincidem no que 

concerne às datas da ocorrência. Todavia, os depoimentos permitem inferir da posição 

de cada um relativamente à questão dos patrocínios dos livros. O que para o Subdirector 

do jornal é uma dificuldade acrescida, intencionalmente criada pelo Banco, é para o 

responsável do Banco uma mera questão corrente de procedimento, de acordo com as 

regras definidas pela sua instituição, num caso em que, nessa perspectiva, não terá 

havido uma conduta correcta do jornal, ao antecipar um apoio que formalmente ainda 

não tinha sido efectivamente adjudicado pelo pretendido patrocinador. 

 

IV. 2.1.2. A alegada suspensão de uma linha de crédito do BCP ao jornal Sol 

 

60. De acordo com as declarações prestadas por José António Saraiva, no contexto da 

alegada mudança de conduta do BCP para com o jornal Sol, haveria, por outro lado, 

uma linha de crédito do BCP que se encontraria “bloqueada”, enquanto o jornal 

atravessava sérias dificuldades de tesouraria para fazer face ao pagamento de salários e 

de despesas com fornecedores. 

 



18 

61. José António Lima foi mais longe na descrição desta situação, tendo declarado que, 

“no início do Verão de 2008, dada a situação dramática do jornal em termos financeiros, 

foi solicitado o aumento de uma linha de crédito que o BCP tinha para o Sol, em 

quinhentos mil euros, a qual veio a ser concedida só em Novembro”. O Subdirector do 

Sol questiona sobretudo “a demora na resposta por parte do Banco, considerando que o 

prolongamento do prazo não facilitou a vida do Sol, uma vez que se defrontava com 

graves dificuldades de pagamento aos fornecedores e aos trabalhadores, mas não 

sabendo explicar as suas razões, admitindo que o desbloqueamento da verba solicitada 

poderá ter a ver com os circuitos internos do Banco ou com a circunstância de Joaquim 

Coimbra ter assumido entretanto, a 13 de Novembro, a intenção de comprar as acções 

da Cofina e assumir a liderança da empresa”. 

 

62. Segundo os documentos relativos à situação da sociedade proprietária do Sol perante 

os Bancos, existia no período em apreço, da parte do BCP, um empréstimo no valor de 

500.000 euros, a título de conta corrente, que vencia trimestralmente e seria reutilizável; 

um outro empréstimo, a título de apoio de tesouraria de curto prazo, igualmente no 

valor de 500.000 euros, que venceria em 28 de Fevereiro de 2009; e um terceiro 

empréstimo de longo prazo, no montante de 341.752 euros, a vencer em 29 de Outubro 

de 2010. 

 

63. Joaquim Coimbra confirmou que, em 19 de Novembro de 2008, o BCP aprovou 

uma linha de crédito de 500.000 euros, reafirmando que, por essa razão, “não partilha da 

opinião de José António Saraiva de que se tenha verificado uma mudança na relação da 

BCP Capital com o Sol a partir do momento em que houve alterações ao nível da 

administração do Grupo BCP”. Aduziu ainda desconhecer se havia alguma linha de 

crédito do BCP que estivesse “congelada”, apesar da sua condição de membro da 

Administração da sociedade proprietária do Sol. 

 

64. José Paulo Fernandes, igualmente em situação privilegiada para ter conhecimento 

dos factos, também por força das suas funções de administrador na sociedade 

proprietária do Sol, considera a situação de “congelamento” do crédito “absolutamente 



19 

ficcionada”. E comparou a postura do BCP com a do BES, que igualmente financiou 

aquela sociedade, apontando o facto de este último Banco, em Maio de 2008, ter 

solicitado a liquidação da linha de crédito concedida (500.000 euros), “com o 

argumento de que as contas evidenciavam uma situação de desequilíbrio da exploração 

do jornal”. Este ex-administrador relatou ainda que, no último trimestre de 2008, face à 

necessidade de pagar aos trabalhadores, “o BCP acedeu dar um financiamento adicional 

(…) de 500.000 euros, o qual serviu efectivamente para pagar salários e o subsídio de 

Natal”. Posto isto, José Paulo Fernandes “manifestou a sua surpresa em relação a 

declarações que foi lendo na imprensa de que o BCP teria retirado o crédito, quando na 

realidade não só não retirou como duplicou o apoio concedido ao jornal”. 

 

65. Cotejando estes depoimentos de accionistas de referência e com responsabilidade na 

administração da empresa, não pode dar-se como verificado o alegado “bloqueio”, 

“congelamento” ou “suspensão” de créditos. Compreende-se que a situação difícil que o 

jornal vivia, inclusive com dificuldades no pagamento das remunerações dos 

trabalhadores - “a demora na resposta por parte do Banco”, conforme é definida por 

José António Lima -, fosse susceptível de causar perturbação e ansiedade, em função 

das expectativas existentes para a resolução dos problemas financeiros pendentes. 

Contudo, uma apreciação rigorosa e objectiva não permite associar esse eventual atraso 

a uma qualquer conduta dolosa que visasse prejudicar o jornal. 

 

66. A acrescentar aos depoimentos recolhidos sobre esta questão, realce-se que não 

existia qualquer obrigação legal ou estatutária da parte do Banco no sentido de 

financiar, por via de empréstimos bancários, a actividade do jornal. Essas obrigações 

surgiram por via contratual, através da concessão de empréstimos (e também de 

contratos de leasing), e, de acordo com toda a informação junta ao processo, foram 

cumpridas pelo Banco. 

 

 

 

 



20 

IV. 2.1.3. A redução do investimento publicitário do BCP no jornal Sol 

 

67. Outra questão controvertida prende-se com o facto de se ter assistido a uma redução 

significativa do investimento publicitário no jornal Sol, a qual é sublinhada por José 

António Lima. Pode-se desde já adiantar, perante os dados objectivos que constam do 

processo, que, na realidade, assim aconteceu. O facto controverso será o da associação 

desse desinvestimento à mudança na Administração no BCP, inserindo-se na estratégia 

mais geral de “estrangulamento” do jornal. Porém, José António Lima ainda admite que 

a quebra de investimento do BCP “possa ser simétrica à registada com outros 

investidores em publicidade”. O mesmo Subdirector do Sol alarga as suas considerações 

às empresas de capitais públicos, as quais, “praticamente deixaram de investir em 

publicidade no Sol, não tendo dúvidas de que se trata de um condicionamento dirigido 

ao jornal”. Esta última observação deverá ser objecto de apreciação no âmbito do 

procedimento em curso relativo à análise dos investimentos publicitários de entidades 

do Estado e de empresas com capitais públicos, determinado pelo Conselho Regulador a 

25 de Novembro de 2009.  

 

68. A leitura de Joaquim Coimbra, para esta matéria, lembrando que efectivamente “ao 

nível da Administração se falava (…), em termos genéricos, de uma perda de 

publicidade das grandes empresas, inclusivamente por parte do próprio BCP”, assenta 

na ideia de que a quebra de receita publicitária deve-se essencialmente “à crise 

verificada no mercado, bem como [à] redução de vendas do jornal”, não tendo dúvidas 

em relacionar essa quebra, verificada a partir do segundo semestre de 2008, com os 

sinais de fragilidade que a economia começava a revelar. 

 

69. Os dados juntos ao processo, relativos ao investimento publicitário do grupo 

Millennium BCP no Sol, entre 2007 e 2009, considerando igualmente o total do 

investimento publicitário no jornal, podem sintetizar-se no quadro seguinte: 

 

 



21 

 

Estes dados, que devem ser analisados como meros indicadores, uma vez que não 

compreendem as complexas variáveis que estruturam e influenciam este tipo de 

investimento, evidenciam um progressivo decréscimo dos investimentos publicitários 

em termos globais. Permitem concluir pela existência de uma discrepância atípica entre 

os investimentos do BCP no Sol, particularmente entre 2008 e 2009, e a redução global 

de receitas registadas pelo semanário, mesmo considerando a crise no sector. Contudo, 

as opções e estratégias publicitárias de uma entidade privada são da sua inteira e 

exclusiva responsabilidade, não podendo esta Entidade escrutiná-las, mas apenas dá-las 

por verificadas.  

 

70. Por outro lado, o balanço dos investimentos publicitários dos 15 maiores 

anunciantes no Sol no período de 2006 a 2009, entregue no processo pela actual 

Presidente do Conselho de Administração da sociedade que detém o Sol, permite 

evidenciar que, nos anos de 2006, 2007 e 2008, o BCP manteve-se sucessivamente 

como o maior investidor em publicidade no Sol, sendo que essa posição caiu 

acentuadamente em 2009, ano em que passa a figurar em 11.º lugar nesse ranking. 

 

71. Observem-se ainda, a mero título comparativo, os dados relativos a investimentos 

publicitários do BES que, à semelhança do BCP, financiou o jornal Sol (através de 

empréstimos e contratos de leasing), conforme o quadro seguinte: 

 

 BCP % relativa ao ano 

anterior 
BES % relativa ao ano 

anterior 

2007 339.485,0 ------------------------- 237.282,93 ------------------------- 

2008 266.031,5 -22% 184.476,56 -22% 

2009 29.585,7 -89% 75.822,44 -59% 

 

 2007 2008 % relativa 

ao ano 

anterior 

2009 % relativa 

ao ano 

anterior 

Total 4.807.984,0 3.514.713,0 -26,90% 1.581.658,0 -55% 

BCP 339.485,0 266.031,5 -22% 29.585,7 -89% 



22 

Como se pode observar, se a redução de investimento das duas instituições de crédito 

entre 2007 e 2008 se situou no mesmo nível percentual, já o mesmo não aconteceu entre 

2008 e 2009, onde a redução do BCP foi mais significativa. Em 2009, por força da 

evolução negativa do investimento, o BES passou a figurar com um total superior ao 

BCP, invertendo-se assim a relação anteriormente verificada. 

 

Atente-se, de seguida, nos valores do investimento publicitário global do grupo BCP no 

meio imprensa, comparando-o com a variação do mesmo investimento no Sol e com a 

circulação do jornal nos anos em referência: 

 

 
 

Investimento 
do BCP na 
imprensa (1) 

% relativa ao ano 

anterior 
Variação do 
investimento pub. do 
BCP no Sol 

Circulação 
do Sol (2) 

% 

relativa 

ao ano 

anterior 

(3) 
200
7 

7.586.077,03 ---------------------- --------------------------- 49807 -78,6% 

200
8 

3.656.546,38 -51,80% -22% 47813 -4,0% 

200
9 

3.234.340,06 -12% -89% 45539 -4,8% 

 
(1) Fonte: MMW (multimeios) Marktest (dados trabalhados pela ERC) – o investimento corresponde a 
preços de tabela; 
(2) Fonte: Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação – a circulação compreende os 
exemplares vendidos em banca e por assinatura e as ofertas; 
(3) A redução percentual verificada em 2007 é relativa ao ano de 2006, o qual registou um valor de 
circulação de 78604. 
 

Deixando-se advertência idêntica à anotada no ponto 69 supra, relativa à circunstância 

de os dados em análise constituírem meros indicadores que não contemplam todas as 

variáveis necessárias a um sério estudo de mercado, pode retirar-se deste quadro a 

conclusão de que, no período em referência, a variação negativa do investimento 

publicitário do BCP no Sol acompanha a tendência verificada no investimento do BCP 

na imprensa em geral. Não se correndo o risco de retirar conclusões menos rigorosas 

destes números, uma vez que os valores do investimento global na imprensa 

correspondem a preços de tabela e os dados disponíveis para o investimento no Sol 

referem-se à receita real do jornal, é, ainda assim, possível inferir que, em 2008, a 



23 

variação negativa foi substancialmente menos acentuada no que respeita ao 

investimento no Sol (-22% para -51,8%). Já em 2009, a relação entre o investimento do 

BCP no Sol e o investimento na imprensa em geral alterou-se em desfavor do jornal Sol. 

Todos estes indicadores negativos estão em linha com a quebra verificada na circulação 

do jornal no mesmo período, embora a sua redução abrupta tivesse ocorrido ainda em 

2007 (-78,6%), apresentando valores mais moderados, na ordem dos 4%, em 2008 e 

2009. A comparação entre todos estes indicadores, dada a sua notória assimetria, apenas 

permite evidenciar o sinal negativo que lhes é comum. 

 

72. Paulo Fidalgo, que teve a seu cargo a responsabilidade pela área da comunicação 

comercial do BCP até 31 de Maio de 2008, justificando a redução do investimento 

publicitário no jornal Sol já em 2008, informou que o orçamento global de publicidade 

do BCP tinha vindo a reduzir-se de ano para ano, “por imposição dos accionistas e 

razões de estratégia comercial do Banco”.  

 

73. Sobre o processo de selecção de meios para a colocação de publicidade, Paulo 

Fidalgo explicou junto desta Entidade Reguladora que o planeamento de meios era 

subcontratado a uma agência, a qual procurava a melhor optimização do investimento 

publicitário estabelecido. Negou ter alguma vez recebido instruções no sentido de 

favorecer a colocação de publicidade no Sol, acrescentando que nem essa situação seria 

“materialmente possível”, “de acordo com o procedimento referido (…) para a 

publicidade do Banco”. Reconheceu, no entanto, que “a aprovação final [do plano de 

meios] dependia necessariamente do Banco e que, enquanto Director Geral de 

Comunicação, acompanhava esse procedimento”. 

 

74. Este responsável do BCP fez questão de ressalvar que “de acordo com os critérios 

adoptados no desempenho das suas funções na área de comunicação, o ser accionista da 

publicação nunca foi um critério para a decisão de investimento publicitário”. 

Considerou ainda de todo impossível que uma entidade privada como o BCP, cotada em 

Bolsa e auditada, pudesse ser vulnerável a interferência política na definição dos 

investimentos de publicidade, estranhando, por outro lado, “a inversão da lógica 



24 

comercial em que o jornal imporia ao cliente a compra de publicidade ou patrocínios”. 

Directamente questionado, Paulo Fidalgo negou categoricamente ter recebido instruções 

de Paulo Teixeira Pinto ou de Armando Vara em relação a investimentos de publicidade 

no Sol. 

 

75. Quando questionado na Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, 

relativamente a investimentos publicitários do Grupo BCP, mais concretamente sobre 

uma alegada mudança na escolha de órgãos de comunicação social na colocação de 

publicidade, Armando Vara afirmou que não se verificou nenhuma mudança a esse 

nível com a chegada da administração de que fez parte. No mesmo sentido das 

declarações prestadas à ERC por Paulo Fidalgo, explicou Armando Vara que no Grupo 

BCP “eram as empresas de meios que preparavam as campanhas e que definiam a parte 

que cabia a cada órgão de comunicação social, em função do objectivo, do target, que 

se pretendia atingir.” Acrescentou ainda que “as empresas que fazem esse trabalho têm, 

até, fees adicionais, pela forma como usam os meios de que dispõem”, reforçando assim 

a ideia de que a responsabilidade pela planificação de meios numa campanha 

publicitária é da direcção de comunicação do Banco e da agência de meios.  

 

76. Ponderando estes factos, a circunstância de o desinvestimento publicitário no Sol 

acompanhar uma generalizada quebra da receita do jornal, na situação de crise do 

mercado que é conhecida, não permite retirar qualquer conclusão no sentido de se 

aceitar uma qualquer tentativa de estrangulamento contra o jornal Sol, através do 

desinvestimento publicitário no mesmo. Se é certo que o BCP foi reduzindo a compra 

de espaço publicitário no jornal, é verdade que também este viu substancialmente 

diminuída a sua receita global em publicidade, decrescendo progressivamente e de 

forma acentuada entre 2007 e 2009 por força da sua menor capacidade de atracção deste 

tipo de investimento. 

 

 



25 

IV.2.2. O alegado bloqueio da BCP Capital no processo de transacção de 

participações da O Sol É Essencial, S. A. para “investidores 

angolanos” 

 

77. Para se determinar o papel que o BCP assumiu no processo de transacção de acções 

para a Newshold, afiguram-se de especial relevância as declarações de Paulo Azevedo, 

Presidente da BCP Capital, Joaquim Coimbra, Presidente da JVC Holding, e José Paulo 

Fernandes, Presidente da Imosider, que representam as sociedades presentes na estrutura 

accionista inicial da empresa proprietária do Sol, bem como as de José António Lima, 

Director Adjunto do Sol e membro da Administração da sociedade proprietária, Mário 

Ramires, Subdirector do Sol, e Ana Oliveira Bruno, Presidente do Conselho de 

Administração da O Sol É Essencial, S.A. 

 

78. Como breve contextualização histórica, importa referir que o investimento do BCP 

no jornal Sol surge em 2006, quando Paulo Teixeira Pinto presidia ao Grupo BCP. Foi, 

justamente, Paulo Teixeira Pinto quem solicitou a Paulo Azevedo, enquanto Presidente 

da BCP Capital, que, numa base económico-financeira, analisasse a possibilidade de 

investimento no jornal. Das declarações de Paulo Azevedo e de Joaquim Coimbra é 

possível inferir, com razoável segurança, a convicção destes depoentes quanto ao 

empenhamento do Presidente do Grupo BCP, tendo mesmo sido este a abordar Joaquim 

Coimbra, entre Abril e Junho de 2006, no sentido de saber do seu interesse em 

participar naquele projecto jornalístico, proporcionando-lhe uma reunião com o grupo 

de jornalistas fundadores do jornal.  

 

79. A BCP Capital integrava a área da banca de investimento do BCP e o estudo do 

investimento no jornal foi feito no quadro de um negócio de capital de risco, o qual 

constitui a vocação da BCP Capital, tendo-se concluído que “com a venda de 40.000 

exemplares seria possível atingir sustentabilidade e posteriormente interessar alguém 

em adquirir a participação da BCP Capital no jornal”, como sucede habitualmente em 

negócios desta natureza, de acordo com as declarações de Paulo Azevedo. 

 



26 

80. Tendo resultado infrutífera a procura de outros sócios no sector dos média e, numa 

segunda fase, junto de grupos económicos fora daquele sector, surgiu o interesse de José 

Paulo Fernandes, da Imosider, em resultado do conhecimento pessoal de Paulo 

Azevedo. Posteriormente, associou-se Joaquim Coimbra, directamente convidado por 

Paulo Teixeira Pinto, como já referido. 

 

81. Paulo Azevedo, como quadro responsável da BCP Capital, fez questão de deixar 

dito que a sua única preocupação era a rentabilidade do investimento. 

 

82. Por sua vez, Joaquim Coimbra explicou que, naquele momento, poderia fazer 

sentido a criação de um novo semanário, sendo o investimento aceitável, embora tivesse 

a convicção de que não seria um projecto para ganhar dinheiro de imediato. De todo o 

modo, o já aludido estudo económico-financeiro da BCP Capital, que apontava para a 

viabilidade do projecto, contribuiu em muito para a decisão de investir. Razões de 

oportunidade do negócio e da sua atractividade, do ponto de vista financeiro, pesaram 

igualmente na decisão de José Paulo Fernandes, da Imosider. 

 

83. José António Lima referiu nas suas declarações que “o BCP tinha o compromisso de 

manter o investimento no jornal durante cinco anos, o qual foi assumido em 2006 pelo 

Presidente do Banco, Paulo Teixeira Pinto”. Na verdade, a BCP Capital abandonou a 

estrutura accionista da sociedade proprietária do Sol antes de decorrido o alegado prazo 

de cinco anos, em Março de 2009, através da venda da sua posição à Newshold, que foi 

oficializada com a assinatura do respectivo contrato no dia 20 de Março. 

 

84. A existência deste prazo de cinco anos, no entanto, não é confirmada pelo Acordo 

Parassocial dos Accionistas da Sociedade O Sol É Essencial, S.A., celebrado em 31 de 

Maio de 2006, o qual, por exemplo, contém uma cláusula com natureza semelhante, 

mas vinculando José António Saraiva, que se obrigava, durante o prazo de vigência do 

Acordo Parassocial, “a conservar na sua titularidade as acções que detém na Sociedade 

Participada, com ressalva da sua transmissão a favor da Comunicação Essencial, Lda. 

(…)” (n.º 5 da cláusula 6.ª). Mais à frente, no n.º 1 da cláusula 11.ª do Acordo, diz-se 



27 

que o mesmo “expressa integralmente o estabelecido entre os Accionistas, 

representando a sua vontade e prevalecendo, portanto, sobre toda e qualquer declaração, 

negociação ou acordo anterior, constante ou não de documento escrito”. 

 

85. Ainda assim, apesar de não comprovado (como se viu) o prazo de cinco anos 

alegadamente prometido pelo Presidente do Grupo BCP, José António Lima reconhece 

que a participação do Banco na sociedade proprietária do jornal tinha uma meta 

determinada, a médio prazo, em harmonia com a natureza e os objectivos de uma 

sociedade de capital de risco, como seria o caso da antiga accionista BCP Capital. José 

António Lima, conforme declarou à ERC, já em 2007 sabia que havia sido firmado um 

acordo para a aquisição da participação da BCP Capital por parte da Cofina, a efectivar-

se em Janeiro de 2009. Acordo que foi estabelecido quando a Cofina entrou no Sol – 

através de um aumento de capital correspondente a uma participação de 33% -, com o 

objectivo de esta vir a deter a maioria do capital, de modo a assumir a prazo o controlo 

pela gestão do jornal. Tratava-se de uma opção de compra igualmente extensível à 

participação da Imosider, confirmada por Paulo Fernandes, Presidente do Grupo Cofina, 

a qual não chegou a efectivar-se por “não conseguirem obter consensos ao nível da 

gestão [do projecto jornalístico]”. 

 

86. Todo o processo que conduziu à venda da participação da BCP Capital, e também 

da Imosider, na sociedade proprietária do Sol encontra-se recheado de ocorrências que 

assinalam avanços e recuos nas negociações, das quais os vários intervenientes fazem 

leituras diferenciadas. Essas divergências encontram-se patentes nas actas das audições, 

tornando-se mais evidentes por via do depoimento de Ana Oliveira Bruno, actual 

Presidente do Conselho de Administração da sociedade proprietária do Sol, que traçou o 

historial do processo de venda das acções da BCP Capital e da Imosider entre finais de 

Dezembro de 2008 e Março de 2009. 

 

87. Em suma, das declarações dos responsáveis editoriais do Sol, relativamente ao 

processo que conduziu à entrada da Newshold na sociedade proprietária do Sol, 

resultam três acusações a observar na apreciação da questão do alegado bloqueio 



28 

promovido pela BCP Capital, o qual teria como objectivo travar a entrada de novos 

accionistas e/ou conduzir à extinção do jornal: 

 

i) As alegadas dificuldades colocadas à entrada de novos accionistas; 

ii) As alegadas pressões do BCP sobre accionistas do Sol; 

iii) A oposição da BCP Capital à cláusula de manutenção da Direcção editorial 

do jornal no acordo de transacção. 

 

IV.2.2.1. As alegadas dificuldades colocadas à entrada de novos accionistas 

 

88. Mário Ramires, Subdirector do Sol, declarou, no presente processo, que entendia 

como normal o interesse do BCP em sair do jornal, mas não compreende a razão que 

terá levado aquele accionista a tentar “travar a venda quando surgem novos parceiros 

para adquirir a sua participação, como sucedeu com o aparecimento dos investidores 

angolanos”. Porventura, esta incompreensão manifestada por um dos subdirectores do 

Sol espelha entendimentos opostos sobre o desenvolvimento de todo o processo 

negocial que levou à alteração da estrutura accionista da sociedade proprietária do jornal 

Sol, designadamente com a entrada da Newshold. Daqui resultam diferentes 

interpretações dos factos, conforme sejam ponderados na visão do grupo de jornalistas 

fundadores ou na perspectiva dos restantes accionistas.  

 

89. O processo que culminou com a entrada da Newshold no Sol, passando a deter 

89,13% do capital da empresa jornalística O Sol É Essencial, S.A., foi marcado por 

momentos de tensão a partir do momento em que Joaquim Coimbra, o grupo de 

jornalistas fundadores e a Newshold criaram uma nova sociedade, em Janeiro de 2009, a 

Nova Comunicação Essencial, a qual ficaria em condições de deter a posse de 51% do 

capital social do Sol. Encontravam-se na base da agudização do conflito entre os 

accionistas divergências profundas quanto à interpretação das normas estatutárias que 

regiam o exercício do direito de preferência, opondo a BCP Capital e a Imosider aos 

accionistas que integraram a Nova Comunicação Essencial, bem como as preocupações, 

também partilhadas pela BCP Capital e Imosider, relativas à desvalorização das suas 



29 

participações, determinada pelo surgimento de um accionista maioritário que 

desconheciam.  

 

90. A sucessão de acontecimentos encontra-se documentada no processo, evidenciando-

se nos pontos infra a polémica registada em trocas de correspondência entre os 

accionistas, após o anúncio da criação da Nova Comunicação Essencial, S.A. 

 

91. A 19 de Janeiro de 2009, o Presidente do Conselho de Administração do Sol, José 

António Lima, por carta, deu conhecimento a Paulo Azevedo, da BCP Capital, de uma 

carta com data de 16 de Janeiro de 2009, na qual a JVC Holding e a Comunicação 

Essencial, Lda. comunicam que constituíram uma sociedade juntamente com a 

Newshold, designada por Nova Comunicação Essencial. Mais informavam de que a 

JVC Holding e a Comunicação Essencial, Lda., “cedem” as suas participações a essa 

nova entidade empresarial, representando “as acções correspondentes a 51% do capital 

social de ‘O Sol é Essencial’”. 

 

92. Na mesma data, a 19 de Janeiro de 2009, a JVC Holding, a Comunicação Essencial 

e a Nova Comunicação Essencial, em carta dirigida à BCP Capital, comunicaram 

formalmente que as duas primeiras pretendiam “proceder à cessão das quotas de que são 

titulares na Sociedade Nova Comunicação Essencial, correspondentes a 80% do 

respectivo capital à NEWSHOLD, SGPS, S.A., com o capital social de € 50. 000,00 

(…) nos termos e condições seguintes:  

 

a) A viabilização imediata da Sociedade ‘O Sol é Essencial’, atento o disposto 

no artigo 35.º do Código das Sociedades Comerciais; 

b) A assunção integral do passivo da Sociedade, a 31 de Outubro de 2008; 

c) A assunção das garantias contratadas com o BCP pelos Senhores Drs. Mário 

Joaquim Martins Vaz Ramires e Vitor Manuel da Rocha Rainho para entrada 

e aumento de capital social de ‘O Sol É Essencial’; 

d) O pagamento de € 1.600.000,00 à Sociedade JVC Holding, SGPS, S.A., pela 

sua quota na sociedade Nova Comunicação Essencial, que detém acções 



30 

representativas de 42,167% do capital social da Sociedade ‘O Sol É 

Essencial’; 

e) O pagamento de € 300.000,00 à Sociedade Comunicação Essencial, pela sua 

quota na sociedade ‘Nova Comunicação Essencial’ que detém 8,833% do 

capital social da Sociedade ‘O Sol É Essencial’.” 

 

93. Continuava a mesma missiva notando que a cessão comunicada tinha como objecto 

“a viabilização da Sociedade ‘O Sol É Essencial’, no imediato, posto que a Sociedade já 

não dispõe de meios para proceder ao pagamento das suas obrigações, entre elas os 

salários dos seus trabalhadores e os encargos sociais inerentes bem como os 

financiamentos contraídos”, e que a cessão comunicada permitiria “assegurar quer a 

continuação do projecto editorial, quer o cumprimento pontual das obrigações da 

Sociedade, legais e contratuais.” 

 

94. A carta terminava solicitando uma resposta urgente, no prazo de dois dias, alegando 

que existiria o risco de, na “ausência de soluções” no decurso da semana em questão, “o 

jornal [poder] ver a sua publicação interrompida com todas as consequências de 

irreparabilidade.” 

 

95. Em resposta, a BCP Capital, a 21 de Janeiro de 2009, remeteu uma carta à JVC 

Holding, à Comunicação Essencial e à Nova Comunicação Essencial, com 

conhecimento à Newshold, à advogada Paula Teixeira da Cruz e à Imosider, defendendo 

que a transmissão das acções à Nova Comunicação Essencial violava os direitos dos 

restantes accionistas, considerando que as comunicações de 16 e 19 de Janeiro 

“desrespeitam as disposições estatutárias quanto ao prazo conferido aos restantes 

accionistas para o exercício dos seus direitos estatutários” e “desrespeitam ainda as 

disposições estatutárias quanto à indicação dos elementos essenciais do negócio”. A 

mesma carta referia ainda que a comunicação de 19 de Janeiro desrespeitava também 

“as disposições estatutárias quanto à emissão das notificações para o exercício dos 

direitos pelos restantes accionistas (pois foi emitida pelas entidades alienantes e não 

pelo Senhor Presidente do Conselho de Administração do Sol […])”. Em face destes 



31 

considerandos, a BCP Capital terminava instando a JVC Holding e a Comunicação 

Essencial a procederem “ao envio de notificação nos termos do artigo 8.º dos Estatutos 

do Sol ao senhor Presidente do Conselho de Administração do Sol, o qual, com respeito 

pelo aí disposto, [notificará a BCP Capital] tendo em vista o potencial exercício dos 

direitos [estatutariamente] conferidos, sob pena de [se verem] forçados a reagir por 

todos os meios legais.” 

 

96. A Imosider, por sua vez, através de carta de 21 de Janeiro, remetida aos mesmos 

destinatários da anterior, expressou a sua “total concordância” com o teor da carta da 

BCP Capital, “subscrevendo-a ponto por ponto”. Adicionalmente, a Imosider 

expressava a sua “maior indignação” pela conduta da JVC Holding, da Comunicação 

Essencial e da Nova Comunicação Essencial, “traduzida na omissão dos deveres 

estatutários relativos à transmissão das acções representativas do capital da sociedade O 

Sol é Essencial, S.A.” 

 

97. Seguiu-se uma contínua troca de comunicações entre os vários intervenientes no 

processo negocial, que durou até Março de 2009, nas quais se discutem as condições do 

negócio e fica patente uma viva divergência respeitante ao exercício do direito de 

preferência. Dessa correspondência salientam-se os seguintes factos: 

 

- Em carta datada de 21 de Janeiro, a JVC Holding, a Comunicação Essencial e a 

Nova Comunicação Essencial introduzem uma nova condição a acrescer às 

anteriormente assumidas, concretamente quanto à “manutenção durante pelo 

menos três anos, na Direcção Editorial do Jornal ‘O Sol’ dos jornalistas que 

integram a referida Direcção”; 

 

- Esta condição nunca é directamente questionada na correspondência da BCP 

Capital; 

 

- A JVC Holding e a Comunicação Essencial sustentam que a acima anunciada 

cessão das quotas, de que são titulares na Sociedade Nova Comunicação 



32 

Essencial, à Newshold constitui “o negócio projectado, não o negócio 

executado”; 

 

- A controvérsia vai subindo de tom, ao ponto de a BCP Capital afirmar não 

estar “disponível para continuar a receber este corrupio de cartas, expressando 

posições contraditórias”, embora manifestando a sua disponibilidade “para 

colaborar na superação da situação difícil da sociedade, desde que em clima de 

boa-fé e dentro do condicionalismo criado pela transmissão de 51% do capital da 

Sol efectuada pela JVC Holding e Comunicação Essencial em flagrante violação 

dos estatutos da sociedade” (carta de 27 de Janeiro); 

 

- Por sua vez, a JVC Holding e a Comunicação Essencial chegam a anunciar que 

“[e]m tempo e uma vez mais se for o caso, se aquilatará da responsabilidade do 

BCP Capital pela inveracidade da sua afirmação e consequente actuação” (carta 

de 28 de Janeiro); 

 

- O negócio acaba por concretizar-se, não por via da transacção de acções para a 

Nova Comunicação Essencial, mas por negociação directa entre a Newshold e a 

BCP Capital e Imosider, com a aceitação do preço de 80 cêntimos por cada 

acção e fixação contratual das demais condições, sendo os contratos assinados 

em 20 de Março de 2009. 

 

98. Para o objecto da averiguação desta Entidade Reguladora, não interessará apurar 

quem tinha razão no conflito entre os accionistas, designadamente em matérias de 

natureza estatutária e de atitude negocial. No entanto, faz-se notar que se registou uma 

convergência de posições entre a BCP Capital e a Imosider, inequivocamente admitida 

por José Paulo Fernandes “quanto aos aspectos jurídicos da transacção e ao objectivo de 

maximizar o retorno da venda das acções”. 

 

99. O mesmo José Paulo Fernandes declarou que “o seu objectivo, ao contrariar 

juridicamente a transacção, ia apenas no sentido de ganhar posição negocial e recuperar 



33 

o dinheiro que tinha investido, salvaguardando os seus legítimos interesses financeiros”. 

Este depoimento, que se revela importante para o esclarecimento dos factos, não deixa 

dúvidas sobre as vantagens que tanto a BCP Capital como a própria Imosider retiraram 

da sua estratégia negocial, ao conseguirem alcançar o preço de venda de 80 cêntimos 

por cada acção, quando a negociação partiu de uma oferta de 50 cêntimos apresentada 

inicialmente pela Newshold, conforme proposta mencionada em carta de 26 de Janeiro 

de 2009. 

 

100. No decurso do processo negocial, José Paulo Fernandes ficou mesmo convicto de 

que poderia ter sido atingido o preço de 1 euro, não fora “um certo desconforto” da BCP 

Capital “a partir do momento em que surgiram notícias na imprensa relativas à situação 

interna do Sol, as quais poderão também não ter agradado ao próprio Banco”. Portanto, 

eventualmente por uma questão de protecção da imagem e reputação do Banco, o 

processo negocial foi mais rapidamente desbloqueado, aceitando a BCP Capital a oferta 

de 80 cêntimos por acção quando a Imosider, seu parceiro na estratégia, estaria na 

disposição de adoptar uma posição de maior intransigência para forçar o aumento do 

preço da venda das acções. 

 

101. Analisando a situação numa perspectiva de estratégia negocial, Ana Oliveira 

Bruno, Presidente do Conselho de Administração e accionista da sociedade proprietária 

do Sol, considerou que a BCP Capital e a Imosider acabaram por conseguir “um 

excelente negócio”. 

 

102. Vistos os alegados entraves colocados num processo negocial com esta 

complexidade, merece também ser sublinhado que Joaquim Coimbra, segundo o 

próprio, só em 22 de Novembro de 2008 “fez um primeiro acordo com investidores 

angolanos no sentido de vir a vender a sua participação a esses investidores”, e que a 

Nova Comunicação Essencial veio a ser constituída em 12 de Janeiro de 2009. Em 17 

de Março seguinte, Paulo Azevedo comunicou a aceitação das condições do negócio, 

sendo o contrato assinado em 20 de Março.  

 



34 

103. No decorrer das negociações entre a Newshold e a BCP Capital, conforme 

documentado na troca de correspondência entre os seus representantes, respectivamente, 

Ana Bruno e Paulo Azevedo, a BCP Capital questionou repetidamente a JVC Holding e 

a Comunicação Essencial sobre os procedimentos usados por estas nas negociações com 

a Newshold quanto ao cumprimento dos “estatutos do Sol”. As mesmas reservas foram 

também manifestadas em depoimento à ERC por José Paulo Fernandes, da Imosider, 

afirmando que “tal acordo contrariava os estatutos e o acordo parassocial”, já que “um 

novo sócio ficaria com 70% do capital social da sociedade, passando as acções do 

declarante a valer zero”. Entendeu então o declarante “que se deveria opor 

juridicamente [à operação]”, entre outras razões “porque desconhecia quem eram as 

pessoas que estavam por trás da Newshold e que dessa forma iriam ficar com o controlo 

do jornal”. Posto isto, afirmou José Paulo Fernandes, “a operação que se estava a 

desenhar por essa via levantava-lhe as mais sérias reservas (…)”, e “não garantia 

minimamente a salvaguarda dos interesses da Imosider”. 

 

104. Ana Oliveira Bruno, que, como Advogada, conduziu as negociações em nome dos 

representantes da Newshold a partir de 30 de Dezembro de 2008, referiu que “o 

processo andou relativamente rápido numa primeira fase” e que só se verificou um 

impasse entre o dia 6 de Fevereiro de 2009, data em que a Newshold comunicou à BCP 

Capital a aceitação das condições impostas por esta para a venda das acções, e o dia 17 

de Março de 2009, data em que Paulo Azevedo lhe confirmou a intenção de vender nas 

condições oferecidas. Contudo, não pode deixar de anotar-se que durante esse período 

de alegado impasse, a BCP Capital foi manifestando a sua posição negocial, como 

comprovam comunicações que constam no processo, datadas de 11, 17, 19 e 20 de 

Fevereiro de 2009. É certo que as negociações acabaram por se prolongar até 17 de 

Março, data da formalização do acordo. Ainda assim, a correspondência e outra 

documentação trazidas ao processo não consentem ao Conselho Regulador a extracção 

de quaisquer ilações quanto à imputação da responsabilidade por esse arrastamento. 

 

105. Deste modo, parece respondida a interrogação colocada por Mário Ramires, atrás 

referida, quanto às motivações da BCP Capital no que classifica como de tentativa “de 



35 

travar a venda quando surgem novos parceiros para adquirir a sua participação”. Para 

além da lógica meramente de negócio e de protecção de interesses económicos, não 

decorre destes factos outra motivação que possa merecer reserva ou censura por ofensa 

aos valores fundamentais que compete a esta Entidade Reguladora defender, 

designadamente a liberdade de imprensa, a qual estaria ameaçada, a crer nas denúncias 

públicas, por força de condutas que visariam, em última instância, condicionar a 

orientação editorial escolhida pelo jornal. 

 

106. Nas audições de José António Saraiva e José António Lima foi ainda  referida a 

possibilidade de vir a ser apresentada uma queixa junto da CMVM, por alegada conduta 

pouco transparente do BCP no decurso do processo negocial. Porém, esta hipótese 

nunca chegou a ser concretizada pela sociedade que congregava as acções dos 

jornalistas. Questionado sobre o assunto, Joaquim Coimbra afirmou desconhecê-la, 

embora acrescentando que “não compreende qual poderia ser o seu fundamento, até 

porque lhe parece não fazer qualquer sentido, uma vez que a BCP Capital estava dentro 

do prazo estabelecido para exercer o seu direito de preferência”. 

 

107. Questionada concretamente sobre este assunto, Paula Teixeira da Cruz, Advogada 

que representava os accionistas O Sol É Essencial, S.A., JVC Holding, S.G.P.S., S.A., e 

Comunicação Essencial, Lda., veio junto da ERC alegar o seu impedimento para prestar 

os esclarecimentos solicitados, invocando o segredo profissional.  

 

IV.2.2.2. As alegadas pressões do BCP sobre os accionistas do Sol 

 

108. Uma das denúncias de José António Saraiva incide sobre alegadas pressões feitas 

pelo BCP sobre José Paulo Fernandes, da Imosider, e depois também sobre Joaquim 

Coimbra, da JVC Holding, informações que lhe teriam sido transmitidas pelos próprios. 

Essas pressões teriam provocado sucessivos adiamentos do negócio com os investidores 

angolanos. Os adiamentos, argumenta ainda José António Saraiva, tiveram como 

consequência o aumento dos valores da compra das posições da Imosider e do BCP, 

tendo-lhe suscitado “a ideia claríssima de que as posições do BCP tinham a ver com 



36 

orientações políticas, que contavam em particular com as intervenções de Armando 

Vara e do primeiro-ministro”. 

 

109. A tese da existência de pressões do BCP sobre os accionistas do Sol é 

acompanhada por José António Lima e Mário Ramires, admitindo o primeiro que 

“Armando Vara tenha orientado as posições que foram sendo assumidas pelo BCP no 

processo”, embora tivesse também transmitido a sua convicção de que as orientações 

dadas por Armando Vara não eram, em sentido próprio, qualificáveis como pressões. 

Referiu o mesmo José António Lima que, em 30 ou 31 de Janeiro de 2009, “Joaquim 

Coimbra enviou uma carta ao BCP, cujo destinatário ignora mas provavelmente à BCP 

Capital, queixando-se das pressões do próprio BCP, carta essa que terá tido resposta um 

ou dois dias depois por parte do BCP”.  

 

110. Indo directamente aos factos, José Paulo Fernandes “negou em absoluto essas 

pressões e afirmou que nunca falou com Armando Vara sobre o negócio do Sol”, 

acrescentando que, da parte do BCP, “apenas teve contacto com Paulo Azevedo, e este 

nunca o tentou influenciar ou pressionar, estando ambos em sintonia quanto aos 

aspectos jurídicos do processo e ao objectivo de maximizar o retorno da venda das 

acções”. 

 

111. De igual modo, Joaquim Coimbra, que mantém interesses no Sol através de uma 

participação de 7,83% da JVC Holding, foi claro ao declarar que “nunca foi pressionado 

pelo accionista BCP no negócio da venda do Sol ao grupo angolano”, que “jamais falou 

com [Armando Vara] sobre o jornal Sol e que nunca sentiu qualquer espécie de pressão 

de origem política nas relações que manteve com o BCP durante o processo de 

negociação das acções do Sol”. Reforçou ainda que “nas relações que tem mantido ao 

longo dos tempos, enquanto empresário, com o banco BCP nunca sentiu que tivesse 

sido beneficiado ou prejudicado nos seus negócios, seja por motivações políticas, seja 

pela participação que detém no jornal Sol”. Estas afirmações põem em causa o facto 

acima alegado por José António Lima, do envio da carta atribuída a Joaquim Coimbra, 

anotando-se que, de entre os documentos solicitados a Joaquim Coimbra, “relativos às 



37 

datas em que ocorreram alguns acontecimentos relevantes” sobre o processo negocial de 

transacção das acções, não consta qualquer referência a essa missiva. 

 

112. Já Paulo Fernandes, na qualidade de Presidente do Grupo Cofina e antigo 

accionista da sociedade proprietária do Sol, respondeu, a instâncias da ERC, 

desconhecer em absoluto quaisquer pressões feitas pelo BCP e Armando Vara sobre os 

accionistas Joaquim Coimbra, Paulo Azevedo e José Paulo Fernandes.  

 

113. Igual desconhecimento é invocado por Ana Oliveira Bruno, acrescentando que 

“nunca falou [com], nem conhece Armando Vara”. 

 

114. Confrontando-se Paulo Azevedo com as acusações relativas às pressões do BCP 

sobre os accionistas do Sol, nomeadamente sobre a alegada interferência de Armando 

Vara no processo de venda da participação da BCP Capital naquele jornal, afirmou que 

“estava naturalmente em contacto com Armando Vara” quando este exercia as funções 

de Administrador do Banco Millennium BCP Investimentos, S.A.. Rejeitou, contudo, 

“que alguma vez tivesse referido que Armando Vara estaria a exercer pressão sobre o 

negócio do Sol”. 

 

115. A circunstância de o nome de Armando Vara acabar por ser frequentemente 

invocado como mentor das denunciadas pressões feitas pelo BCP justificou a sua 

audição. No seu depoimento escrito, quanto a esta matéria, Armando Vara declarou o 

seguinte: 

 

- “No quadro das funções que exercia enquanto membro do Conselho de 

Administração Executivo do Millennium bcp [teve], tal como os demais 

membros deste órgão social, conhecimento das negociações que estavam a ser 

desenvolvidas [entre a BCP Capital e a Newshold com vista à transacção de 

acções da sociedade detentora do jornal Sol], sendo que o acompanhamento 

directo deste dossier era da competência do Administrador com o pelouro da 

Banca de Investimento”; 



38 

 

- “Não [transmitiu] instruções específicas ao Sr. Dr. Paulo Azevedo, 

Administrador da BCP Capital, quanto à estratégia negocial que deveria adoptar 

nas referidas negociações. [Admite], contudo, que no decurso de contactos 

regulares que estabelecia com os Directores do Banco, possa em algum fórum 

ter comentado com o Sr. Dr. Paulo Azevedo as preocupações do accionista 

Banco Comercial Português quanto à defesa dos interesses patrimoniais do 

Grupo, decorrentes da participação no capital social da sociedade denominada 

‘O Sol É Essencial, S.A.’”; 

 

- Relativamente aos contactos mantidos com Joaquim Coimbra ou José Paulo 

Fernandes, referiu que “[a]penas, já no quadro da conclusão das negociações 

(…) referidas, na qualidade de ‘Administrador Alternante’ e por se encontrar 

indisponível o Administrador do pelouro, [recebeu], a pedido do Sr. Dr. Paulo 

Azevedo, o Sr. José Paulo Fernandes. No quadro deste processo em concreto não 

foi por [si] estabelecido qualquer contacto com o Sr. Joaquim Coimbra”; 

 

- Quanto a ter exercido ou recebido pressões ou outro tipo de tentativa de 

influência da parte de pessoas externas ao Grupo BCP, nomeadamente no 

sentido de condicionar a relação do Banco com a sociedade detentora do jornal 

Sol, por motivos relacionados com opções editoriais, afirmou que “[e]m nenhum 

momento [exerceu] ou [recebeu] pressões relativamente a este dossier. 

 

116. As declarações de Armando Vara harmonizam-se, genericamente, com as respostas 

de José Paulo Fernandes, Joaquim Coimbra e Paulo Azevedo. Apenas se detecta uma 

contradição quando Armando Vara adianta que teve um contacto directo com José 

Paulo Fernandes, já “no quadro da conclusão das negociações” da transacção das acções 

que a BCP Capital detinha no Sol, facto que este havia negado no seu depoimento. 

Porém, em face do que se conhece, a atribuição de um qualquer significado a essa 

contradição será meramente especulativa. 

 



39 

117. O que importa realmente retirar de todos estes contributos é que aqueles que são 

apontados como tendo sido objecto de pressões da parte do BCP negam 

peremptoriamente a sua existência. Por outro lado, não pode deixar de admitir-se que a 

circunstância de Paulo Azevedo ter falado com Armando Vara sobre o procedimento 

negocial do Sol nada indicia que escape a padrões de um relacionamento normal, até 

necessário, entre Administradores de um Banco, no quadro das responsabilidades a cada 

um atribuídas.  

 

118. Assim, quanto a esta matéria em particular, verifica-se, mais uma vez, a grande 

dificuldade de articular factos que permitam suportar a tese do Director do Sol. Mesmo 

que se admitisse a existência de contactos entre todos os agentes envolvidos no 

procedimento negocial em causa, incluindo Administradores do BCP, seria abusivo 

procurar nesses factos um alcance maior do que valem de per se. 

 

119. Afigura-se, assim, inútil desenvolver qualquer apreciação adicional à natureza das 

denunciadas pressões, ou orientações, no sentido de aferir da sua legitimidade à luz dos 

ordenamentos éticos ou legais. 

 

IV. 2.2.3. A cláusula de manutenção da Direcção editorial do jornal Sol 

 

120. Em Janeiro de 2009, pretendendo a JVC Holding, S.G.P.S., S.A. e a Comunicação 

Essencial, Lda., proceder à cessão das quotas de que eram titulares na Sociedade Nova 

Comunicação Essencial, correspondentes a 80% do respectivo capital, à Newshold, 

S.G.P.S., S.A., comunicaram as duas primeiras à sociedade proprietária do Sol, entre 

outras condições do negócio, o seguinte: 

 

“A manutenção durante pelo menos três anos, na Direcção Editorial do jornal ‘O 

Sol’ dos jornalistas que integram a referida Direcção”. 

 



40 

121. Esta condição consta expressa numa carta datada de 21 de Janeiro de 2009, que foi 

entregue por José António Lima para incorporar o presente processo, já referenciada 

supra. 

 

122. Os responsáveis da Direcção do Sol, concretamente José António Saraiva, José 

António Lima e Mário Ramires, afirmaram ter a BCP Capital manifestado a sua 

oposição a essa condição, o que poderia sugerir, da parte do Banco, a tentativa de 

condicionamento editorial do jornal através de uma possível mudança dos jornalistas 

que compunham a sua direcção. 

 

123. Por seu lado, Paulo Azevedo nega que a BCP Capital alguma vez tenha 

manifestado essa oposição, nos termos e com as motivações que lhe são imputadas 

pelos elementos da Direcção do jornal.  

 

124. Joaquim Coimbra veio esclarecer que “a posição da BCP Capital era relativamente 

à existência de uma cláusula dessa natureza no contrato e não propriamente contra a 

equipa de jornalistas que formavam a direcção editorial do jornal, atribuindo o sucedido 

a procedimentos normais de um processo negocial em que as partes pretendem fazer 

valer os seus trunfos”. 

 

125. Na verdade, a questão levantada pela cláusula de manutenção dos jornalistas 

parece não ter assumido, no momento da sua negociação, uma importância relevante, 

tanto mais que Ana Oliveira Bruno, que participou nas negociações em nome dos 

representantes da Newshold, afirmou no presente processo “que só recentemente soube 

que tinham existido reservas por parte dos então accionistas BCP Capital e Imosider a 

essa cláusula”. Aliás, como anotado supra, na correspondência enviada pela BCP 

Capital aos restantes accionistas não é colocada qualquer reserva a essa condição. 

 

126. Em suma, sobre a questão central da alegada tentativa de estrangulamento 

económico-financeiro do jornal Sol através do BCP, podem retirar-se as conclusões que 

se seguem. 



41 

 

127. Relativamente à denúncia de um alegado bloqueio da BCP Capital no processo de 

transacção de participações da Sol É Essencial, S. A., ponderados os depoimentos 

prestados perante a ERC e de tudo o que foi possível apurar-se, pode inferir-se que não 

é razoável retirar-se do comportamento da BCP Capital na negociação da sua posição 

accionista na sociedade proprietária do Sol qualquer conclusão que leve a conotar esse 

procedimento com o intuito de, directa ou indirectamente, levar a um asfixiamento 

económico ou financeiro do jornal como reacção a um eventual incómodo provocado 

pela orientação editorial que seguia. 

 

128. O que fica patente no processo é que razões de natureza económico-financeira - 

quebra das receitas de publicidade e custos de exploração superiores aos que estavam 

programados (já em 2007 conduziram a um prejuízo de 5,7 milhões de euros, de acordo 

com a informação prestada por Paulo Azevedo) - explicam o desejo da BCP Capital 

retirar-se da estrutura accionista. 

 

129. Saliente-se, a propósito, que o projecto de investimento não terá correspondido às 

expectativas da BCP Capital, uma vez que, já em Maio de 2007, esta sociedade 

manifestou interesse em sair do projecto do jornal Sol, mediante um acordo para a 

venda da sua participação à Cofina que, contudo, não se concretizou. Posteriormente, 

este Grupo veio a entrar no Sol através da subscrição de um aumento de capital, 

gorando-se o acordo feito com a BCP Capital, embora se mantivesse a intenção da 

Cofina de vir a adquirir o controlo maioritário da sociedade no decurso do processo. 

 

130. Esta clara intenção assumida pela BCP Capital ocorreu ainda durante o mandato do 

anterior Presidente do Conselho de Administração do BCP e corresponderia à posição 

do Banco, desde cedo manifestada, de, oportunamente, vender a sua participação no Sol, 

como ficou também confirmado através do depoimento de Joaquim Coimbra. 

 

131. Em suma, não existem indícios de que a venda anunciada e o processo de venda 

efectiva da participação da BCP Capital na sociedade proprietária do Sol tenham 



42 

consubstanciado uma tentativa de condicionar editorialmente o jornal, através da sua 

asfixia económica ou financeira, antes se afigurando o resultado de uma normal 

actuação de uma sociedade de capital de risco, cujo investimento seria feito numa 

perspectiva de curto/médio prazo, motivada por razões de retorno do mesmo ou, como 

foi o caso, de atenuação dos prejuízos. 

 

V. Deliberação 

 

Tendo apreciado as denúncias públicas feitas pelo Director do jornal Sol relativas a 

tentativas de “chantagem” sobre a sua Direcção editorial e a tentativa de 

“estrangulamento” económico-financeiro, com o objectivo de condicionar a sua linha 

editorial ou, no limite, conduzir à extinção do jornal; 

 

Verificando, relativamente às alegadas pressões políticas feitas, por via telefónica, sobre 

a direcção editorial do Sol, que, num caso, não foi sequer identificada, por escusa do 

jornalista, a origem das mesmas, e, no outro, não foi confirmado, por flagrante 

contradição dos declarantes, o teor do diálogo em questão; 

 

Considerando que nada no processo permite confirmar a identidade do autor de um 

telefonema recebido por Mário Ramires, Subdirector do jornal Sol, que teria ocorrido 

em 15 de Janeiro de 2009, alegadamente de “alguém muito próximo do primeiro-

ministro”, bem como o seu teor e finalidade, até porque aquele responsável editorial não 

o quis revelar, não se provando, assim, a alegada chantagem sobre o jornal Sol; 

 

Tendo presente que, de igual modo, nada no processo permite confirmar o teor e a 

finalidade de um contacto telefónico de Eduardo Fortunato de Almeida para José 

António Saraiva, Director do Sol, que ocorreu em Janeiro de 2009, designadamente, 

quanto ao facto de o primeiro ter dito que “um alto dirigente do PS tinha afirmado que o 

futuro do Sol dependia da capa da próxima edição”; 

 



43 

Constatando que não ficou provado que a mudança na Administração do Grupo BCP, 

ocorrida em Fevereiro de 2008, tivesse alterado a conduta e a estratégia da BCP Capital 

enquanto accionista da sociedade proprietária do jornal Sol, fosse através da suspensão 

de créditos ou de patrocínios, fosse através da redução da compra de espaço publicitário 

no jornal, não podendo, por conseguinte, dar-se como confirmada a existência de 

pressões de natureza política do BCP sobre o semanário Sol, com a finalidade de esta 

instituição bancária procurar condicionar a orientação editorial do jornal Sol;  

 

Notando que, pelos documentos juntos ao processo e pelos depoimentos dos detentores 

da maioria do capital com assento na Administração da empresas editora do jornal Sol, 

não resulta provada a tentativa de “estrangulamento” económico-financeiro do Sol, que 

seria perpetrada pelo BCP e executada através da saída da estrutura accionista da 

sociedade proprietária do semanário, da colocação de dificuldades à entrada de novos 

accionistas e de pressões sobre os accionistas durante o processo de transacção das 

acções; 

 

O Conselho Regulador da ERC, perante os elementos constantes do presente 

processo, delibera, no exercício das suas atribuições previstas nas alíneas a) e c) 

artigo 8.º dos seus Estatutos, proceder ao arquivamento do mesmo. 

 

Lisboa, 28 de Abril de 2010 

 

O Conselho Regulador 
 

José Alberto de Azeredo Lopes 
Elísio Cabral de Oliveira 

Maria Estrela Serrano 
Rui Assis Ferreira 

Luís Gonçalves da Silva (voto contra, com declaração de voto) 








































	Ofício.pdf
	Relatório.pdf
	Anexo_I.pdf
	Anexo_II_1.pdf
	Anexo_II_2.pdf
	Anexo_II_3.pdf
	Anexo_II_4.pdf
	Anexo_II_5.pdf
	Anexo_II_6.pdf
	Anexo_II_7.pdf
	Anexo_II_8.pdf
	Anexo_II_9.pdf
	Anexo_II_10.pdf
	Anexo_II_11.pdf
	Anexo_II_12.pdf
	Anexo_II_13.pdf
	Anexo_III_1.pdf
	Anexo_III_2.pdf
	Anexo_IV_1.pdf
	Anexo_IV_2.pdf

