Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária de Ourique, Ourique

Exposição de motivos

1- Para combater a violência doméstica e no namoro e garantir o respeito e a igualdade – subtema do Parlamento dos Jovens Secundário – nós entendemos que deve haver uma boa formação nesta temática a começar logo no pré-escolar, pois quanto mais cedo as crianças forem educadas para o respeito e para a igualdade, mais eficaz poderá ser a garantia da igualdade e do respeito nas suas relações em adolescente e adulto, uma vez que a violência doméstica e no namoro advêm, muitas vezes, do sentimento de superioridade de um dos parceiros em relação ao outro. 2- Na sequência da medida anterior, nós defendemos que os educadores e professores deverão ter uma formação sólida e aprofundada no âmbito da igualdade de género e na prevenção da violência doméstica e no namoro, de modo a implementar, nas escolas, em Cidadania e Desenvolvimento, a educação das crianças / jovens nesses valores, reforçando, assim, a capacidade de intervenção destes no futuro e reduzir a possibilidade dos mesmos se tornarem agressores. Trabalhar os valores de respeito e de igualdade no sentido de prevenir a violência doméstica e no namoro implica a estreita colaboração entre a escola e as famílias. Daí que nós apresentemos a proposta de alargar aos pais e encarregados de educação a formação no âmbito desta temática. 3- Criar condições – legislativas, protocolos, outras – para que haja, efetivamente, uma colaboração estreita entre a escola e as famílias, de modo que ambas se complementem e trabalhem em sintonia na prossecução dos mesmos objetivos.

Medida proposta 1.:

1. Implementar efetivamente a educação para a igualdade de género a partir do pré-escolar.

Medida proposta 2.:

2. Fomentar a formação aprofundada de educadores de infância / professores e de pais / encarregados de educação no âmbito desta temática.

Medida proposta 3.:

3. Reforçar a colaboração escola – família no sentido de trabalhar a igualdade de género com as crianças do pré-escolar e do 1.º Ciclo e, posteriormente, dos outros ciclos.