Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo

Exposição de motivos

A apresentação das medidas abaixo enunciadas vêm de encontro àquelas que são as preocupações dos jovens, enquanto cidadãos e enquanto parte integrante do actual Sistema Educativo. Neste sentido consideramos que, ninguém melhor do que os próprios intervenientes para apresentarem propostas e reflectirem sobre a sua própria realidade e sobre o que realmente lhes faz falta enquanto alunos. As medidas seleciondas são, por isso, o reflexo das dificuldades, lacunas e obstáculos encontrados ao longo do percurso académico dos próprios alunos, demonstrando por isso uma visão raramente tida em linha de conta e que acreditamos irá fazer toda a diferença no momento da tomada de decisões relativamente ao tema e qual deverá ser o rumo a tomar futuramente.

Medida proposta 1.:

Criação de uma Associação, em tudo semelhante à UMAR, mas versão masculina;

Medida proposta 2.:

Criação de Cursos Profissionais para a formação de profissionais competentes que possam trabalhar nas instituições especializadas no assunto;

Medida proposta 3.:

Nas aulas de Cidadania, em grupos de jovens, haver sessões com psicólogos ou profissionais da área, de forma a aumentar a autoconfiança, auto-estima e determinação pessoal, criando também objetivos de vida planeados e definidos com a finalidade de não serem facilmente influenciados por outras pessoas.