Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Secundária Sá de Miranda, Braga

Exposição de motivos

A questão da violência doméstica e no namoro está relacionada com o problema da dominação masculina presente no inconsciente coletivo, bem como nos mecanismos sociais e nas instituições: na família, na igreja, na escola ou no próprio Estado. Daí que seja necessária uma profunda mudança social, de maneira a neutralizar a violência e a promover o respeito e a igualdade. Assim, a verdadeira transformação implica um trabalho sistemático ao nível da prevenção. Trata-se de combater as atitudes e os comportamentos desadequados, bem como, de anular os mecanismos responsáveis pela reprodução de desigualdades de tratamento, de maneira a garantir o respeito mútuo.

Medida proposta 1.:

Programas para a promoção da Saúde Mental, de maneira a cultivar o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada e saudável.

Medida proposta 2.:

Criação de gabinetes de apoio (a nível distrital e de acesso gratuito) na resolução de conflitos entre casais, de modo a garantir o respeito mútuo e a compreensão.

Medida proposta 3.:

Projetos para a implementação, em meio escolar, da meditação e da auto-análise, de modo a aliviar o stress e a desenvolver a auto-análise e o auto-controlo, bem como uma saudável relação com os outros.