Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte

Exposição de motivos

Senhoras e Senhores deputados e deputadas, o tema desta edição do Parlamento Jovem: Violência doméstica e no namoro, está diretamente com um problema gravíssimo que diz respeito tanto a mulheres, homens, crianças, jovens e idosos. A definição de violência conjugal que consta no II Plano Nacional Contra a violência Doméstica remete para qualquer ato, omissão ou conduta de uma pessoa que serve para infligir sofrimentos físicos sexuais ou psicológicos, direta ou indiretamente, por meio de enganos, ameaças, coação ou qualquer outro meio ao seu cônjuge. Como jovens que somos e definidos como o futuro, queremos aproveitar a oportunidade para defender o ser humano e combater este flagelo. Para tal, apresentamos as seguintes medidas:

Medida proposta 1.:

Deve existir, a partir do 1º ciclo, uma disciplina sobre Inteligência Emocional, para ajudar os alunos/jovens a lidar com emoções, nomeadamente em caso de violência, bem como a criação de um gabinete de apoio aos jovens;

Medida proposta 2.:

Criação e dinamização de campanhas de sensibilização que contribuam para a mudança de comportamentos da sociedade;

Medida proposta 3.:

Apoio psicológico à vítima, à família e ao agressor. Promoção da criação de mais Centros de Acolhimento para a vítima e família.