Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos

Exposição de motivos

Estas medidas não visam resolver a curto prazo o problema em causa, mas sim consciencializar a sociedade e o Estado Português para a importância da prevenção e de um acompanhamento mais eficaz às vítimas. Deste modo, seria pertinente fornecer alguns serviços como, por exemplo, a presença constante de um psicólogo, preferencialmente, nos centros de saúde ou postos de segurança; bem como criar um novo número de apoio, sendo este de fácil memorização e, por sua vez, aumentar o horário das linhas de apoio às vítimas para que os cidadãos se sintam protegidos e permanentemente acompanhados por especialistas na área.

Medida proposta 1.:

Implementar gabinetes de apoio com a presença constante de um psicólogo, preferencialmente nos centros de saúde ou postos de segurança.

Medida proposta 2.:

Implementar um software que torne possível acionar em situações limite e criar um novo número de apoio de fácil memorização.

Medida proposta 3.:

Aumentar o horário das linhas de apoio às vítimas, tal como criar novas instituições para a prevenção e acolhimenro das vítimas, perto das pequenas localidades.