Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Esgueira, Aveiro

Exposição de motivos

A Violência Doméstica e no Namoro é um problema atual e recorrente, conduzindo ao sofrimento e, por vezes à morte. É, igualmente, um problema complexo que exige medidas variadas ao nível da prevenção e da remediação envolvendo as comunidades. Desta forma e com o intuito de promover uma sociedade mais justa e feliz, a Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima apresenta três propostas que considera serem capazes de minimizar, pelo menos, o impacto da Violência Doméstica na vida das pessoas e a quantidade de agressões deste tipo.

Medida proposta 1.:

Aumentar o apoio psicológico que é disponibilizado aos agressores e tornar esse apoio obrigatório, procurando reintegrar as pessoas na sociedade de forma a que não voltem a cometer crimes deste género.

Medida proposta 2.:

Criar campanhas de consciencialização sobre o tema junto dos mais novos (dar prioridade a este tema no Programa de Educação Sexual e no Plano Anual de Turma), procurando educar os cidadãos desde a sua infância e assim, evitar que estes crimes se perpetuem no tempo.

Medida proposta 3.:

Criar, em locais públicos (como escolas e centros de saúde) um conjunto de gabinetes/grupos de apoio especializados para proporcionar às vítimas de violência apoio psicológico e facilitar a realização de denúncias.