Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Agrupamento de Escolas de Ílhavo

Exposição de motivos

No dia internacional para a eliminação da violência contra as mulheres, o secretário de estado da saúde afirmou que a violência doméstica é um grave problema de saúde pública, sendo necessário dar mais condições e ferramentas aos profissionais envolvidos no combate a este flagelo. Consideramos, no entanto, que o combate a este flagelo será muito mais eficaz se for combatido preventivamente ou na sua génese. Assim, as medidas que apresentamos são muito importantes, pois, apostam essencialmente na sensibilização e divulgação dos meios de apoio e ação à sociedade em geral, permitindo identificar o problema na sua génese de forma a evitar que evolua para um final mais trágico.

Medida proposta 1.:

Promover campanhas de sensibilização a toda a comunidade escolar ao longo de todo o ano letivo que inclua a divulgação dos mecanismos de apoio existentes.

Medida proposta 2.:

Aprovar legislação para que o apoio e acompanhamento das vítimas seja feito de modo mais célere e eficaz, fazendo diminuir os riscos de exposição das vítimas relativamente aos agressores.

Medida proposta 3.:

Aplicar punições e medidas de acompanhamento dos agressores logo na fase inicial para evitar uma escalada de violência.