Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra

Exposição de motivos

1. É imperioso que se definam estratégias de sensibilização para toda a nossa sociedade, de modo a que exista uma diminuição dos números de violência no namoro pois uma sociedade informada é uma sociedade mais correta e mais cívica. 2. É urgente uma melhor resposta e um melhor acompanhamento das vítimas e dos agressores. Desta forma acreditamos que a vítima se sentirá mais segura e mais apoiada para denunciar o que tem vindo a sofrer e que o agressor será devidamente acompanhado, de forma a mais tarde não repetir os mesmos crimes de violência. 3. As plataformas online são cada vez mais um meio de comunicação e de divulgação. Ao associá-las a esta temática, permite que mais pessoas se sintam sensibilizadas e encorajadas a agir. Por outro lado, o facto de existir uma equipa especializada a acompanhar a discussão permite uma ajuda mais eficaz.

Medida proposta 1.:

1. Maior sensibilização de toda a população, tendo em especial atenção a comunidade escolar, serviços de saúde e juntas de freguesia.

Medida proposta 2.:

2. Investir na formação das forças de segurança, de modo a assegurarem a proteção, segurança e apoio à vítima; o acompanhamento do agressor e do agregado familiar, tanto em linha direta como a longo prazo, nos casos de violência doméstica e violência no namoro.

Medida proposta 3.:

3. Criação de uma plataforma online que permite a partilha (anónima ou não) de histórias de violência no namoro e formas de agir perante uma situação de violência no namoro, contendo equipas especializadas nesta temática que possam também intervir na discussão.