Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Centro de Educação Integral

Exposição de motivos

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Centro de Educação Integral CÍRCULO: Aveiro SESSÃO: Ensino Básico PROJETO DE RECOMENDAÇÃO EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Com estas três medidas, pretende-se contribuir para a sensibilização à ação contra a violência doméstica e no namoro. É uma proposta exequível e que demonstra uma visão de futuro que começa no presente.

Medida proposta 1.:

1. Oferta e/obrigatoriedade de terapia de casa gratuita onde exista acordo e vontade pré-via de agressor e vítima para se reabilitarem. Esta seria composta por sessões individuais, numa primeira fase, no sentido de reeducar comportamentos e atitudes. Numa segunda fase, haveria lugar a sessões conjuntas entre o casal para reintegração saudável na sociedade após alta da equipa pluridisciplinar.

Medida proposta 2.:

2. Criação de uma aplicação “SOS”/ “BOTÃO DE PÂNICO”, rastreável e pré-instalada a partir do sistema operativo dos telemóveis que, quando acionada contactaria de imediato uma divisão das forças de segurança especificamente formada para lidar com situações de violência doméstica.

Medida proposta 3.:

3. Valorizar a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, promovendo a exploração destes conteúdos de forma mais prática em ligação com a força de segurança pluridisciplinar especificamente criada para lidar com situações de violência doméstica e no namoro.