Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Secundária de Vagos

Exposição de motivos

Propusemos estas medidas porque queremos ajudar as vítimas que sofrem violência doméstica/namoro e que têm medo de revelar os seus problemas. Assim, as pessoas podem denunciar de forma anónima os seus agressores para não causar danos físicos/psicológicos no seu futuro. A nossa primeira proposta consiste em ter um/a "amigo/a" com que possamos desabafar, que já tenha mais especialização neste assunto e em que possamos confiar. Sendo também de forma anónima para a protecção da mesma. A nossa segunda proposta consiste em eleger um pequeno grupo de polícias especializados naquela área, pois assim já estão dentro do assunto (já sabem de várias experiências desse tipo), e podemos sentir-nos mais seguros e compreendidos. A nossa terceira proposta sobre a linha de apoio/ajuda, trata-se das pessoas sentirem que estão seguras na escola e que esta é um bom local para desabafar sobre os nossos problemas. Por assim dizendo, estamos a tentar transmitir que não há problema em falar com alguém sobre os seus problemas e não devemos ter medo de denunciar os nossos agressores.

Medida proposta 1.:

Propomos a contratação de uma psicóloga clínica para cada escola do nosso país, com o objetivo de estas acompanharem e ajudarem adolescentes do ponto de vista clínico e não somente de orientação vocacional como já existe.

Medida proposta 2.:

Propomos que as autoridades tenham formação adequada para que estejam preparadas para ouvir o depoimento de crianças/adolescentes que queiram apresentar uma queixa-crime.

Medida proposta 3.:

Propomos a criação de um site oficial com o objetivo das vítimas poderem apresentar queixas contra o agressor de forma anónima, directamente às autoridades competentes, podendo usufruir de uma assistência em tempo real. Neste site deve estar ainda incluído uma opção/funcionalidade com o intuito de se poder apagar o histórico e toda a informação de navegação que é mostrada pelo telemóvel, seguindo o exemplo da APAV.