Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica de Vila Velha de Ródão

Exposição de motivos

No sentido de despertar os alunos para uma consciência cívica ativa e promover o debate para a temática da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E NO NAMORO, foram dinamizadas várias sessões no âmbito das disciplinas de História e Ciências Naturais. Na disciplina de Português foram treinadas técnicas de debate e argumentação. Portugal apesar de ser considerado um país seguro com índices de violência mais baixos do que a maioria dos países da europa e do mundo apresenta um número de casos de violência doméstica e no namoro quer a um brutal número de mortes, sobretudo de mulheres e ao sofrimento físico e psicológico de jovens que são vítimas de abuso e de perseguição e condicionados na sua liberdade pelos namorados/as. Para combater esta situação que envergonha um país que se quer civilizado, importa tomar medidas que reduzam este problema social. Realizou-se no dia 17 de janeiro uma sessão com a participação da Deputada Hortense Martins no Salão Nobre do Município de Vila Velha de Ródão. Nesta ação estiveram presentes 88 alunos, cerca de 10 professores e todo o executivo camarário.

Medida proposta 1.:

Promover nas escolas sessões de debate desta temática direcionados para os alunos e famílias que ajudem a prevenir esta problemática através da educação e sensibilização.

Medida proposta 2.:

Criar a figura do Provedor da Violência que receba as denúncias de forma anónima, através de um email para que sejam denunciadas situações de violência de forma fácil e anónima.

Medida proposta 3.:

Reforçar a formação das autoridades para que valorizem mais este tipo de crimes e intervenham com melhor eficácia perante estes crimes.