Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária Padre António de Andrade, Oleiros

Exposição de motivos

1. Envolver toda a comunidade escolar, e consequentemente o meio social de origem – essencialmente rural –, para a sensibilização de um problema de todos. “Utilizar” a comunidade escolar – os alunos e o seu meio social de origem – como veículo de sensibilização para comportamentos social e culturalmente reprováveis numa sociedade moderna e desenvolvida. 2. Permitir a identificação, localização e dimensão de um problema social e cultural com consequências graves para as gerações futuras. 3. Relativamente à alteração legislativa pretende-se a tomada de um conjunto de medidas que passam, sobretudo, pelo agravamento das penas de modo a dissuadir que estes comportamentos se perpetuem.

Medida proposta 1.:

Junto da população local da área de influência do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, fazer campanha de esclarecimento tendo como agentes de divulgação os elementos/alunos da comunidade escolar.

Medida proposta 2.:

Criar uma rede de Gabinetes de Apoio e Denúncia de casos de violência doméstica que sejam do conhecimento dos membros da comunidade escolar.

Medida proposta 3.:

Alterar a legislação de forma a torná-la um instrumento dissuasor deste tipo de comportamentos.