Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Colégio de Nossa Senhora da Graça

Exposição de motivos

As medidas que integram o Projeto de Recomendação do Colégio Nossa Senhora da Graça, enquadram-se nos dois princípios que consideramos fundamentais no combate ao grave problema social da “Violência doméstica e no namoro”. Referimo-nos, em primeiro lugar, à continuação da sensibilização da sociedade para este flagelo; e , em segundo lugar, à crescente participação de entidades sociais importantes como as escolas, e nestas com particular destaque para o papel dos psicólogos que, regra geral, são muitas vezes, “ouvintes” das confissões mais sérias por parte dos alunos. Consideramos que existem hoje mais ações, entidades e leis que permitem maior auxílio das vítimas mas pretendemos tornar mais acessível e eficaz essas formas de ajuda e para isso, tem que haver mais informação, mais confiança e mais respeito junto de quem precisa de ajuda mas receia sofrer ainda mais.

Medida proposta 1.:

Maior abordagem da violência no namoro, nas rádios e televisões, e nas redes sociais mais usadas sobre estes assuntos (Facebook; Instagram; Twitter; etc…); de forma regular e apelativa para sensibilizar a população em geral.

Medida proposta 2.:

Reforço das ações de sensibilização dos alunos, em relação ao problema, através de aulas interativas mensais, dinamizadas por psicólogos escolares, e de aplicação de questionários, anónimos, aplicados regularmente, onde possam ser identificadas situações de violência doméstica ou no namoro.

Medida proposta 3.:

Aumentar as ações dinamizadas nas escolas, e envolver toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionário, pais e encarregados de educação) em homenagem às vítimas de violência doméstica.