Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica de Fermentões, Guimarães

Exposição de motivos

A atualidade e importância do tema, despertou interesse para a elaboração destas medidas, que têm como propósito,despertar para esta problemática, que apesar de já ser considerado um crime público, é visto como uma vergonha e relutância em ser denunciado.

Medida proposta 1.:

Criar um gabinete concelhio ou publicitar a existência do mesmo (caso já exista), para que as vítimas possam fazer uma denúncia ou pedido de informação. Nesse gabinete, haveria aconselhamento jurídico e psicológico.

Medida proposta 2.:

Fazer palestras na escola para todos os intervenientes da comunidade escolar, por forma a sensibilizar sobre a temática da Violência Doméstica e no Namoro. Estas poderiam ser dadas pelos psicólogos da escola, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, uma vez que é um crime que é da sua jurisdição.

Medida proposta 3.:

Na escola criar um gabinete, com a colaboração do Serviço de Psicologia e do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família,onde os alunos pudessem ir, para colocar as suas dúvidas e preocupações, e conseguir até falar de situações pessoais, para as quais precisassem de uma ajuda para a sua resolução.