Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Agrupamento de Escolas de São Teotónio

Exposição de motivos

EB 2,3 Eng.º Manuel Rafael Amaro da Costa EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS A violência doméstica é um grave problema social que tem nos últimos anos afectado a sociedade devido à grande importância que alguns órgãos de comunicação social dão ao assunto mas, por outro lado, a mesma comunicação social alerta para a existência do problema e contribuiu para mostrar algo que estava “escondido”. Quem não conhece o provérbio “Entre marido e mulher não metas a colher”? Consideramos que uma sociedade desenvolvida é uma sociedade onde as pessoas se sintam seguras, felizes e livres. Queremos contribuir para melhorar a situação. Não só para pedir justiça mais rápida mas também evitar a perda de pessoas, amigos e familiares.

Medida proposta 1.:

INFORMAÇÃO. (Todas as pessoas devem saber quais os seus direitos e que a lei protege a vítima. Têm de saber que existem instituições que apoiam a vítima. A Assembleia da República deve criar instrumentos de informação que cheguem às Juntas de Freguesia.)

Medida proposta 2.:

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO. (No currículo dos alunos deve ser discutido todos os anos o tema da violência doméstica).

Medida proposta 3.:

APLICAÇÃO DE JUSTIÇA. (Considerando que a Lei já prevê a penalização dos agressores a aplicação da lei deve ser mais severa).