Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2019/2020

Escola

Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, Vieira do Minho

Exposição de motivos

I [+SENSIBILIZAÇÃO]: O primeiro passo para a mudança na sociedade parte sempre da Educação e formação dos futuros adultos. II [+PERTO]: II - Isto seria de extrema importância tendo em conta que, por norma, as pessoas dessas comunidades são mais fechadas e poderão ter ainda a noção de que alguns comportamentos, ate há pouco tempo socialmente aceites, sejam considerados crime e socialmente intolerável. III [+SINALIZ(AÇÃO)]: Realização de um único programa que vise entrevistar testemunhas e vítimas de violência doméstica que permitissem transmitir aos jovens mais dados sobre a problemática, bem como possibilitar que amigos de vítimas de violência do doméstica possam sinalizar mais rapidamente

Medida proposta 1.:

+SENSIBILIZAÇÃO: Ações de sensibilização junto de toda a comunidade escolar com a respetiva adaptação da problemática a faixa etária a que se destina, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Medida proposta 2.:

+PERTO: Passagem de um psicólogo pelas aldeias e pequenas localidades para suporte às pessoas sendo que seria importante a criação de pontos de contacto com a população dessas localidades para que assim fossem sinalizados todos os eventuais casos de violência doméstica e no namoro.

Medida proposta 3.:

+SINALIZ(AÇÃO): Criação de um programa vocacionado para uma sinalização célere, prevenindo-se casos de violência doméstica e no namoro.