Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva

Exposição de motivos

Torna-se cada vez mais pertinente a preocupação de todos, principalmente das gerações mais novas, em relação ao futuro da “casa comum” que é o nosso Planeta. As ações que praticamos no dia a dia são fundamentais para a defesa da sobrevivência da Humanidade. As alterações climáticas que têm ocorrido de forma galopante, a ocorrência de ondas de calor e secas são fenómenos cada vez mais frequentes, e as consequentes perdas agrícolas e florestais representam uma ameaça real para todos os seres vivos. Estas mudanças, na maioria das vezes, estão relacionadas com os chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento acentuado. O CO2 (dióxido de carbono) é o principal gás negativo e é consequência directa do uso/queima de combustíveis fósseis como o carbono, o petróleo e o gás com fins de produção energética. É urgente reverter o aquecimento global, uma vez que assistimos, cada dia (diariamente), a um pedido silencioso de ajuda (SOS), por parte do nosso planeta: "Save Our Ship" é o que somos todos chamados a fazer, de forma a podermos "Save Our Souls"…

Medida proposta 1.:

Aumentar a rede de transportes públicos que servem a população local: requalificação da linha do Vouga; alargamento do circuito e dos horários dos autocarros; se viável, utilização bicicleta e/ou andar a pé.

Medida proposta 2.:

Criação, pelo Governo, de medidas que promovam o aproveitamento da energia solar (fotovoltaico; colectores solares que aquecem as águas) nas escolas públicas.

Medida proposta 3.:

Dinamizar campanhas de reeducação alimentar na comunidade educativa (professo-res, alunos, funcionários e encarregados de educação), no âmbito da sensibilização para os riscos do aquecimento global (ex. reduzir o consumo de carne/ criar outras ementas na cantina).