Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Agrupamento de Escolas Cidade do Entroncamento

Exposição de motivos

Motivos: - Realizar campanhas de sensibilização que levem a população a consumir produtos produzidos mais próximos dos locais onde residem - Obter uma redução das emissões de gases de efeito de estufa e a melhoria da qualidade do ar. - Uma vez tendo em conta a posição geográfica ao nosso país ( mais de 3000 horas/ano de insolação) e as previsões futuras relativamente ás condições meteorológicas para o país ( diminuição da precipitação e do vento), a aposta na energia solar será a melhor escolha para fazer face à nossa dependência energética de combustíveis fósseis e mitigar o aumento do efeito de estufa.

Medida proposta 1.:

1. Promover campanhas de sensibilização a nível nacional -escolas, autarquias- que esclareçam a população acerca da importância/benefícios do consumo de produtos locais da época, para diminuição da pegada ecológica. Realizar campanhas de sensibilização que levem a população a consumir produtos produzidos mais próximos dos locais onde residem.

Medida proposta 2.:

2. Promover a partilha de carro para o trabalho, fazendo como já se faz em alguns países: implementar faixas de tráfego exclusivo ou portagens mais económicas para automóveis que circulem com mais de dois passageiros, para diminuir o tráfego nas grandes cidades, fomentando a utilização dos transportes coletivos e a partilha dos automóveis e consequentemente reduzindo os impactos ambientais. Esta medida contribui para uma redução das emissões de gases de efeito de estufa e para a melhoria da qua

Medida proposta 3.:

3. Subsídios ou benefícios fiscais a empresas que utilizem como fonte de energia a solar. Tendo em conta a posição geográfica do nosso país ( mais de 3000 horas/ano de insolação) e as previsões futuras relativamente às condições meteorológicas para o país ( diminuição da precipitação e do vento), a aposta na energia solar será a melhor escolha para fazer face à nossa dependência energética de combustíveis fósseis e mitigar o aumento do efeito de estufa.