Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Barcelinhos, Barcelos

Exposição de motivos

A cada segundo que o relógio deixa passar, um de nós morre, e não falo pela morte física, mas pela morte do nosso bem maior, o nosso planeta. Cada um de nós morre pelo peso do pensamento de culpa de nos termos conformado com o ser que nos dá o bem mais precioso que alguma vez podemos receber, a vida. É vergonhoso sabermos que a atividade humana é a principal desencadeadora do aquecimento global, a causa da possível morte do Planeta. Muitos dirão que os regimes totalitários foram o pior pesadelo que a humanidade alguma vez viu, nós dizemos que pior que ficarmos sem liberdade, é termos a liberdade para agir e mudar e deixarmos o nosso Planeta Terra morrer. Por estes motivos apresentamos as medidas e os argumentos que seguem: 1. Incluir Sistema de Pfand nos minimercados locais e lojas de proximidade. O desconto do dinheiro recebido pela reciclagem do plástico para as compras pessoais nos minimercados e lojas de proximidade, os benefícios fiscais aos minimercados e lojas de proximidade, podem fomentar não só a mudança dos hábitos de consumo sobre a proteção do ambiente mas, igualmente, o apoio ao comércio local que julgamos ser tarefa e objetivo essencial a desenvolver. 2. Instituir os produtos ecologicamente sustentáveis a 6% de IVA e estabelecer a facilidade no crédito ao automóvel elétrico, fomentando desta forma a mudança nos hábitos de consumo dos cidadãos. 3. Aumento das exigências de proteção ambiental nas empresas, especialmente localizadas no leito de rios, como por exemplo, a substituição do eucalipto por cânhamo na produção de pasta de papel e a proibição do glifosato na produção vegetal. Deste modo realizaremos a promoção, não só da proteção ambiental no meio privado, mas também no meio empresarial.

Medida proposta 1.:

Incluir Sistema de Pfand nos minimercados locais e lojas de proximidade, ou seja desconto do dinheiro recebido pela reciclagem do plástico para as compras pessoais nos minimercados e lojas de proximidade (benefícios fiscais aos minimercados e lojas de proximidade (fomentando sempre o comércio local).

Medida proposta 2.:

Instituir os produtos ecologicamente sustentáveis a 6% de IVA e estabelecer a facilidade no crédito ao automóvel elétrico.

Medida proposta 3.:

Aumentar as exigências de proteção ambiental nas empresas, especialmente localizadas nos leitos dos rios, como por exemplo a substituição do eucalipto por cânhamo na produção de pasta de papel e a proibição do glifosato na produção vegetal.