Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional do Nordeste

Exposição de motivos

Tendo a consciência que o aquecimento global corresponde a uma série de problemas ambientais que tendem a agravar as condições climáticas em escala mundial, esta temática é extremamente importante de ser debatida, de modo a que a população em geral seja capaz de diminuir o número de casos de inundações e radiações solares, aumento da temperatura dos oceanos, extinção de espécies, etc. Foram efetuados diversos debates na nossa escola, entre os quais, um debate no passado dia 07 de janeiro, pelas 10h30. Esta palestra foi ministrada pela Deputada Catarina Furtado, do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata e que abordou alguns dos temas mais atuais e também mais controversos. A palestra despertou muito interesse por parte dos formandos. Este debate contou com cerca de 60 participantes.

Medida proposta 1.:

Até ao ano de 2030 todos os transportes públicos devem deixar o diesel e começar a usar-se a gasolina ou então devem ser elétricos. Até 2045 todos os transportes que usem diesel devem mudar para gasolina ou devem ser elétricos, de forma a contribuir para a diminuição do aquecimento global.

Medida proposta 2.:

Todas as empresas em que a sua mercadoria contenha um uso mínimo de 40% de plástico reciclado devem ser reduzidos os impostos conforme a percentagem de plástico utilizado (mesmo que o produtor contenha 100% de plástico reciclado os impostos não podem chegar a 0%) de forma a poder beneficiar-se quem utilizar menor quantidade de plástico promovendo assim uma diminuição da poluição e consequentemente uma redução do aquecimento global.

Medida proposta 3.:

Nada a apresentar. A nossa escola apenas apresentará duas medidas.