Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EBS 2,3 /S Bento Rodrigues

Exposição de motivos

Em pleno século XXI, vive-se na obscuridade de uma problemática de escala global que exige soluções racionais, concertadas e efetivas. É nesta base que a EBS de Santa Maria propõem três medidas exequíveis e essenciais à minimização do problema. As soluções em questão baseiam-se em sectores comprovadamente responsáveis na promoção de fatores impulsionadores das alterações climáticas. Soluções necessárias e possíveis por poderem ser empregues por meio de legislação justa e enquadrada na conjuntura atual. Dados os evidentes impactos, ao nível das alterações climáticas, dos setores agropecuários e dos transportes privados, no meio envolvente, torna-se evidente a indispensabilidade de regulações e novas abordagens para o seu apaziguamento.

Medida proposta 1.:

1. Estreitamento das normas relativas aos ingredientes usados nas cantinas públicas, banindo, sempre que possível, produtos que, reconhecidamente, possuam uma pegada ecológica elevada.

Medida proposta 2.:

2. Implementação de quotas regionais/distritais sobre o gado bovino, de modo a diminuir a pegada ecológica provocada pelo setor pecuário.

Medida proposta 3.:

3. Redução do horário de trabalho dos funcionários que se desloquem para o seu local de trabalho usando a bicicleta ou os transportes públicos.