Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (Pólo das Caldas da Rainha)

Exposição de motivos

1.Foram promovidos debates internos entre os alunos da mesma turma e entre turmas. 2.A atividade foi promovida por uma das líderes da Climate Reality Project e consistiu na participação no evento “24 horas de realidade – alterações climáticas”, transmitido em direto dos EUA para todo o mundo, e numa sessão com empresas e instituições: Horta do Pé Descalço, Sementes de Portugal e Marmeu, que decorreu no Centro da Juventude – Caldas da Rainha. 3.Propomos o debate do tema " Violência doméstica- como reconhecer, agir e resolver". As alterações climáticas ocorrem maioritariamente por força da ação humana e têm consequências sobre os recursos do planeta e consequentemente sobre a vida na terra. Uma das alterações climáticas que observamos está associada às perturbações do efeito de estufa e do aquecimento global, consequência do aumento crescente das emissões de gases de efeito de estufa, como o dióxido de carbono e o metano, pelas atividades industriais, queima de petróleo, desflorestação, entre outros. As propostas apresentadas têm como objetivo o desenvolvimento económico sustentável, no pressuposto de que agindo localmente cada um de nós pode contribuir para reverter o aquecimento global. Proposta 1 – Promover uma agricultura sustentável e biológica para todos, incentivando a criação de uma horta social em todos os concelhos e a criação de condições para pequenas culturas em varandas e jardins. Um dos graves e cada vez mais comum problema é a contaminação de alimentos (cereais, frutas, verduras e carnes) por produtos químicos nocivos à saúde humana, como por exemplo, pesticidas, fertilizantes, entre outros para que estes se desenvolvam mais rápido e não sejam afetados por doenças e epidemias, o que provoca também uma contaminação dos solos. Proposta 2 – Diminuir a utilização do veículo automóvel, incentivando uma maior utilização dos transportes públicos, tornando- os mais acessíveis, e dotar cada cidade com ciclovias e bicicletas municipais partilhadas. Com esta medida mais generalizada, diminuímos a emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera e contribuímos para promover hábitos de vida saudável. Proposta 3 – Incentivar o uso de pagamentos digitais em vez da utilização de dinheiro. O objetivo é diminuir a produção de notas e moedas, evitando a exploração de minérios e o abate de árvores, evitando assim a desflorestação e respetivas consequências ao nível da regulação climática, com a diminuição da absorção natural de CO2.

Medida proposta 1.:

Proposta 1 – Promover uma agricultura sustentável e biológica para todos, incentivando a criação de uma horta social em todos os concelhos e a criação de condições para pequenas culturas em varandas e jardins.

Medida proposta 2.:

Proposta 2 – Diminuir a utilização do veículo automóvel, incentivando uma maior utilização dos transportes públicos, tornando- os mais acessíveis, e dotar cada cidade com ciclovias e bicicletas municipais partilhadas.

Medida proposta 3.:

Proposta 3 – Incentivar o uso de pagamentos digitais em vez da utilização de dinheiro.