Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Carcavelos, Cascais

Exposição de motivos

Não foi realizado nenhum debate. Contactámos diversas vezes o gabinete do Parlamento dos Jovens para disponibilizar um deputado da Assembleia da República, o que nunca aconteceu. Os debates foram realizados pelos professores que dinamizaram este projeto e sempre em ambiente de sala de aula.

Medida proposta 1.:

Tara de plástico. A produção de embalagens de plástico está associada a uma grande libertação de gases tóxicos para a atmosfera e, quando estes não são reciclados o aumento dos gases aumenta drasticamente. A Tara de plástico consiste na implantação de um "imposto" ao consumo do polímero. No entanto, para promover a reciclagem, utilizaríamos como motivação a devolução do imposto no momento da entrega do polímero para reciclagem.

Medida proposta 2.:

O fitoplânton consegue destruir até 50% do dióxido de carbono na atmosfera e produz 70% do oxigénio. A construção de torres de fitoplânton, recriam o ecossistema adequado à sua produção, permitindo, através da fotossíntese, a redução de dióxido de carbono. Ficariam localizadas em zonas industriais, responsáveis pela produção do gás tóxico. O fitoplâncton seria alimentado por dejetos e restos alimentares.

Medida proposta 3.:

Jardins verticais. Sugerimos os jardins verticais pois o valor do solo nas zonas urbanas é elevado e a existência de jardins irá permitir um aumento da produção de oxigénio. Assim, existirá uma maior circulação do ar, criando ecossistemas e melhorando o tempo de lazer da população. Tal medida permitiria ainda a existência de um ponto turístico, capaz de desenvolver a economia e o turismo do país.