Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, Proença-a-Nova

Exposição de motivos

1ª medida: Esta proposta tem como objetivo incentivar as famílias a reciclar. Colocação de ecopontos nos super e hipermercados e outros locais estratégicos, equipados com sistemas eletrónicos digitais, capazes de ler e pesar o material reciclado. Cada família teria um cartão específico que passaria sempre que depositasse lixo nos ecopontos. O sistema de leitura digital permitia a verificação/validação do material depositado e procedia à sua pesagem. O peso era convertido em pontos no cartão. Atingida uma determinada meta em pontos, a família recebia vales de descontos nos supermercados. Os descontos só seriam válidos em produtos não embalados com plástico e completamente isentos deste. 2ª medida: Edifícios e cidades verdes - Os edifícios geram cerca de um terço das emissões de gases com efeito de estufa, este valor descerá à medida que mais cidades imponham edifícios eficientes. Propomos incentivos fiscais aos edifícios de escritórios que estejam equipados com coberturas de painéis solares e/ou ajardinadas; sensores para desligar as luzes em salas vazias, estruturas de material isolante para manter a temperatura; sistemas de ventilação e ar condicionado eficientes. As ruas são equipadas com ciclovias e os parques de estacionamentos com pavimentos de cimento fotocatalítico (cuja composição reduz a poluição) e fotovoltaicos para autossuficiência na iluminação. As empresas assumiriam a redução de tinteiros, papel e plásticos e possuiriam parques verdes. 3ª medida: Opção por energias renováveis. Desburocratizar, facilitar e incentivar a construção de novas barragens hidroelétricas, parques solares e eólicos. Proibir a construção de novas centrais termoelétricas e eliminar progressivamente o uso das atuais. A curto/médio prazo, proibir os motores de combustível fóssil. A União Europeia deve ter políticas eficazes para ajudar os países a alcançarem estes objetivos.

Medida proposta 1.:

Criação de novos tipos de ecopontos, mais eficazes e inteligentes, que tragam incentivos reais às famílias, de forma a criar na população a fidelização à reciclagem.

Medida proposta 2.:

Medidas urbanísticas. Cidades modernas, com edifícios verdes, ruas inteligentes e empresas amigas do ambiente.

Medida proposta 3.:

Aumentar progressivamente o uso de energias renováveis, se possível, até à sua exclusividade. Premiar os países mais inovadores e eficientes neste campo. Criação de mecanismos europeus eficazes no apoio aos países mais poluentes com vista à mudança.