Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional Novos Horizontes

Exposição de motivos

A Escola promoveu internamente debates junto de toda a comunidade escolar, nomeadamente foi discutido em cada turma a problemática das Alterações Climáticas, bem como foram elaborados trabalhos de grupo e cartazes. A realização de sessão escolar contou com a presença da Sra. Deputada Dra. Maria Germana Rocha, a qual participou de forma ativa no esclarecimento de dúvidas nas listas candidatas. Assistiu a apresentação das medidas de Recomendação de cada uma das listas. O número de participantes em cada debate foi variando sendo que no mínimo os grupos eram constituídos por 15 a 20 elementos. No dia da sessão escolar estiveram presentes aproximadamente 30 alunos. Foi uma experiência muito gratificante tendo havido um forte envolvimento dos professores de Cidadania e de toda a comunidade escolar. Realmente a participação dos alunos e o interesse demonstrado sobre as questões do Ambiente foram absolutamente surpreendentes. Por outro lado, a comunidade escolar pôde e as diferentes listas viram abordados temas que constituem uma grande preocupação, e a partilha de cada um levou a que esta iniciativa fosse uma mais valia na formação dos nossos jovens.

Medida proposta 1.:

Implementação de medidas fiscais, nomeadamente, a isenção de Imposto de Circulação para aquisição de Transportes amigos do Ambiente, nomeadamente carros Elétricos, neles se incluindo incentivos Fiscais , bem como a aplicação de um agravamento do Imposto para os veículos poluentes.

Medida proposta 2.:

Promoção de uma rede de Transportes Públicos mais eficaz, tendo em vista a utilização reduzida de transportes particulares. Neste sentido, deverão ser redefenidos em paralelo um sistema Passe rede geral mais económico de forma a que motivar um maior número de utilizadores, bem como a própria rede abrangendo um maior número de localidades.

Medida proposta 3.:

Criação de uma disciplina de carácter obrigatório desde o 1º ciclo denominada Sustentabilidade Ambiental de forma a evitar estes problemas nas gerações futuras.