Escola
|
Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte
|
Exposição de motivos
|
Enfrentar o aquecimento global é um dos maiores desafios atuais da humanidade. Populações de todo o planeta lidam todos os dias com as consequências deste problema.
Este fenómeno é a consequência de gases com efeito estufa(como o dióxido de carbono e o metano) que se acumulam na atmosfera e são o resultado da queima de combustíveis fósseis e outras actividades humanas.
Não são só os governos e as empresas que devem comprometer-se com a luta contra o aquecimento global, mas também, cada um de nós deve alterar os seus hábitos de consumo de forma a combater as alterações climáticas.
|
Medida proposta 1.:
|
Redução do tráfego automóvel, incentivando o uso de transportes públicos, através da redução das tarifas dos passes, aumento das taxas de estacionamento e atribuição de benefícios fiscais para quem adquirir carros com baixa emissão de gases poluentes.
|
Medida proposta 2.:
|
Criação de espaços verdes nos grandes espaços urbanísticos de forma a reduzir a pressão urbanística e o teor de CO2.
|
Medida proposta 3.:
|
Incentivo à redução da utilização de plástico, quer aplicando taxas a produtos embalados/conservados, quer implementando postos de recolha com bonificação monetária ou outra.
|