Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

EB2,3/S Cardeal Costa Nunes

Exposição de motivos

Recentemente o Secretário geral da ONU, António Guterres referiu que as questões climáticas eram o mais importante problema com que a humanidade se confrontava. O aquecimento global é um dos temas mais abordados pela comunicação social. É objeto de estudo e discussão não apenas entre os cientistas, mas entre políticos e público em geral. Uma das questões principais a respeito desta temática é: “Como o aquecimento global irá influenciar o clima e os fenómenos naturais no nosso planeta”? E ainda: “Quais as consequências dessas alterações”? Estas perguntas ainda não tem respostas precisas, conhecemos sobretudo estimativas e hipóteses. Mas uma coisa é certa, estes fenómenos são cada vez mais evidentes, com resultados desastrosos em vários países e que podem provocar desde grandes migrações de povos a incêndios florestais cada vez mais graves. É importante mencionar também que o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre é atribuído, principalmente, à queima de combustíveis fósseis e madeira. É por isso que a Escola Cardeal Costa Nunes elaborou uma série de medidas para tentar combater este fenómeno que, se não for brevemente travado, pode ter consequências gravíssimas que podem mudar o nosso planeta para sempre.

Medida proposta 1.:

Incentivar as empresas para produzirem produtos florestais sustentáveis através de subsídios.

Medida proposta 2.:

Combater o desperdício de comida através de palestras nas escolas, panfletos, vídeos nas redes sociais e na plataforma Youtube.

Medida proposta 3.:

Desencorajar o consumo e a lucratividade dos combustíveis fósseis como o carvão mineral e o petróleo. Sendo assim haveria maior fiscalização sobre a produção dos mesmos e menos benefícios fiscais.