Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Vergilio Ferreira, Lisboa

Exposição de motivos

Para além da explosão populacional e das fontes de energia poluentes, algumas das principais causas deste aumento de temperatura deve-se ao estilo de vida insustentável por parte do Homem e da natureza vista como matéria-prima para exploração. E são estas últimas que vamos aprofundar. Então, as nossas propostas surgem de necessidade de alteração de comportamentos por parte de todos. Foi realizado apenas um debate nível interno, com a participação de um deputado da AR. A escola participa num programa da valor sul para implementar hábitos de reciclagem, foram feitas ações de divulgação. Em algumas turmas foi projetado o filme "Home, o mundo é a nossa casa" Foi disponibilizado um espaço, na biblioteca, com várias publicações tendo como denominador comum questões ambientais.

Medida proposta 1.:

Implementação de brigadas nas escolas, em formato de inquérito, que visam fazer um levantamento dos gastos e despesas em energia, água e resíduos e agir sobre os problemas encontrados. Os membros constituintes destas brigadas são alunos, professores, associação de pais e assistentes operacionais de educação.

Medida proposta 2.:

Implementação de inquéritos a fim de estudar a utilização da água potável em Portugal devido à falta de informação concreta e a sua utilização em atividades onde não é necessária.

Medida proposta 3.:

Criação e manutenção de hortas escolares geridas por professores e alunos com vista a reduzir a pegada ecológica das escolas e incentivar a uma educação ambiental e a uma alimentação saudável.