Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Gabriel Pereira, Évora

Exposição de motivos

Considerando os problemas causados pelos produtos poluentes nos oceanos e na atmosfera terrestre, pretendemos estimular as boas práticas ambientais através de vários incentivos. Devido à existência de tantos problemas ambientais causados pelo plástico é necessário uma concertação dos estados a nível mundial para reduzir drasticamente o uso deste material. Considerando que os países se comprometeram no acordo de Paris (2015) a trabalhar de forma conjunta com o objetivo de reduzir as emissões de carbono, e este acordo é legalmente vinculativo, propomos que os objetivos nacionais de redução das emissões nocivas devam ser assumidos pelo governo de cada país.

Medida proposta 1.:

Reforçar os mecanismos de fiscalização das empresas para evitar a produção e emissão de artigos poluentes e reduzir as taxas aplicadas aos produtos amigos do ambiente, estimulando as boas práticas ambientais.

Medida proposta 2.:

No sentido de progressivamente existir a restrição de todos os produtos de plástico de uso único, sugere-se ao Parlamento Europeu a elaboração de uma regulamentação que seja implementada em todos os estados membros. Simultaneamente, deve-se estimular a criação de um sistema em que os cidadãos sejam recompensados através da devolução de taxas.

Medida proposta 3.:

Incentivo à população para a aquisição de veículos não poluentes, complementada com a criação em todas as cidades de vias de circulação de velocípedes e facilitação do aluguer de bicicletas, quer a nacionais quer a estrangeiros.