Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica Rainha Santa Isabel, Carreira, Leiria

Exposição de motivos

As alterações climáticas associadas ao aquecimento global são uma das grandes ameaças ambientais que o nosso planeta enfrenta, com implicações profundas não só a nível ambiental mas também económico e social. As actividades humanas que implicam a produção dos chamados gases de efeito estufa, cujas emissões têm sofrido um aumento acentuado, podem colocar em risco a vida na Terra. O CO2 (dióxido de carbono) é o principal gás negativo desses designados de efeito estufa, e resulta do uso/queima de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás com fins de produção energética. É urgente modificar politicas e comportamentos, todos nós temos responsabilidades para no presente e para com o futuro do nosso planeta Terra!

Medida proposta 1.:

- Considerar na Lei o Orçamento de Estado benefícios fiscais para os produtores de biocombustíveis, bem como para aqueles que adquiram equipamentos que os utilizem enquanto fonte energética.

Medida proposta 2.:

- Tornar obrigatório a instalação painéis solares (fotovoltaicos e/ou térmicos) em todos os edifícios a construir, em função da sua dimensão, bem como implementar benefícios fiscais que possibilitem a aquisição desses equipamentos.

Medida proposta 3.:

- Implementar benefícios fiscais para aquisição de veículos elétricos ou movidos a outras energias alternativas