Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio "Nossa Senhora do Rosário"

Exposição de motivos

A temática ligada às alterações climáticas é, sem dúvida, um dos maiores desafios que se impõe à Humanidade no século XXI e irá ter, com toda a certeza, implicações não só ambientais, mas também económicas e sociais. Ao pensarmos que o planeta Terra é o lugar que a todos nos acolhe, proporcionando tudo que é necessário a todos os seres vivos, e que a sua existência não está condicionada pela nossa presença, cabe-nos a nós lutar pela nossa própria vida e pela preservação das gerações vindouras. O planeta Terra chegou ao seu limite e já não se compadece aos nossos usos e abusos, ao nosso consumismo desenfreado, à nossa ganância… A população mundial continua a aumentar e os recursos de que dispomos são cada vez mais escassos e de menor qualidade. Para satisfazer as necessidades crescentes dessa população, as diferentes atividades económicas criam um enorme impacto quer ao nível dos oceanos, das águas superficiais, subterrâneas, dos solos ou da própria atmosfera, que recebe um elevado número de gases com efeito de estufa. Ao assistirmos cada vez mais às manifestações de fenómenos extremos, tais como tempestades, secas, ondas de calor, vagas de frio, ou a subida do nível médio das águas do mar, urge que todos tomemos consciência destas situações, que conheçamos as suas implicações e que consigamos obter estratégias de mitigação capazes de podermos minimizar os impactos que as mesmas possam causar. O debate, especialmente das camadas mais jovens torna-se pois imprescindível, capaz de poder moldar consciências para que novos estilos de vida sejam adotados e que não se ponha em causa a sustentabilidade do planeta.

Medida proposta 1.:

Promover a mobilidade através de uma rede de transportes públicos eficiente, da partilha das viagens de carro e do uso de energias renováveis, evitando o transporte individual e utilizador de combustíveis fósseis.

Medida proposta 2.:

Incentivar as empresas a fabricar produtos mais sustentáveis, tendo em conta as matérias-primas utilizadas no seu fabrico, bem como a sua proveniência;

Medida proposta 3.:

Combater em meio urbano as ilhas de calor, através da criação de um maior número de parques, jardins públicos e lagos, capazes de produzir mais sombra e maior humidade.