Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Leiria

Exposição de motivos

O ambiente e a natureza são dois importantes pilares do mundo. Devido à nossa brutal ação negativa no Planeta Terra, estes encontraram-se num estado crítico. Como consequência, um restante grupo de coisas altera, como por exemplo, o clima muda – Alteração climática – resultando num desequilíbrio de ecossistemas, extinção de espécies e impactes nocivos. Em vista a alterar o atual estado em que nos encontramos, elaboramos uma lista de medidas coesas, objetivas e eficazes de maneira a auxiliar e fortalecer os esforços já feitos. As atuais medidas dos sucessivos governos e organizações mostraram-se pouco coesas e precisas já há algum tempo, não por não serem adequadas mas sim pela falta de complementaridade com a sociedade. Tendo isso em vista, decidimos organizar-nos e formular medidas que não só promovessem sustentabilidade ambiental como uma unificação das necessidades do cidadão comum com o poder e a voz que nós, jovens do século XVI possuímos. Ao integrarmos estas medidas com as já existentes podemos ajudar a reverter o atual estado das alterações climáticas e os seus pesados efeitos para a Terra e para nós, Humanos, que habitamos nela.

Medida proposta 1.:

. Alargamento da rede de isenção de parquímetros a carros elétricos;

Medida proposta 2.:

. Renovação da rede de transportes públicos, para uma frota essencialmente elétrica ou com um menor nível de emissão de gases;

Medida proposta 3.:

Renovação dos sistemas de aquecimento escolares, bem como de outros edifícios públicos, passando estes a utilizarem eletricidade, implementar nas escolas e em outros edifícios públicos painéis de produção elétrica para a sustentabilidade do edifício.