Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, Aldeia do Souto, Covilhã

Exposição de motivos

As alterações climáticas têm sido muito comentadas de há uns anos a esta parte, sendo um dos grandes problemas que advêm do aquecimento global. Temos assistido a vários fenómenos meteorológicos que indicam que é urgente travar este aquecimento global, tais como o derretimento dos glaciares, subida do nível da água, tornados e furacões, secas e cheias, fenómenos estes que têm apanhado vários países de surpresa dada a sua imprevisibilidade. É urgente que sejam adotadas medidas por todos os países que permitam reverter o aquecimento global e, consequentemente, o seu impacto nas alterações climáticas. Contudo, não nos podemos esquecer que cada um de nós pode dar um contributo individual para a reversão do aquecimento global, quer nas nossas casas, quer nas nossas escolas. Cabe a cada um de nós enquanto cidadãos deste planeta reduzir a nossa pegada de carbono, adotando comportamentos mais ecológicos no nosso dia a dia. Andar mais a pé ou de transportes públicos; poupar recursos energéticos (por exemplo, água, luz e gás) e investir em energias alternativas; desperdiçar menos comida, para haver uma menor produção de lixo; fazer reciclagem de lixo; evitar comprar produtos embalados em embalagens não recicláveis; poupar papel; são exemplos de pequenos contributos que todos somados poderão fazer a diferença! Os alunos têm estado a preparar a sua apresentação na sessão distrital. Já visualizaram o Documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de AL Gore, e têm lido alguns dos documentos sugeridos no site do Parlamento dos Jovens. Nos próximos dias, os alunos eleitos, juntamente com a professora responsável pelo projeto do Parlamento dos Jovens, irão continuar a sua preparação para a sessão distrital, que irá decorrer dia 19 de fevereiro em Castelo Branco. A professora de Biologia, Sandra Reis irá realizar um debate com os alunos sobre o tema “ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS - REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL”. Serão ainda feitas diversas reuniões de trabalho para delinear estratégias de apresentação das medidas propostas pelos alunos. Aguardamos também a visita do deputado João Marques à nossa escola, visita essa que irá decorrer na próxima segunda feira dia 14 de janeiro! Sugestões para o próximo ano: Desemprego jovem e Tolerância

Medida proposta 1.:

Incentivar os agricultores nacionais à prática da agricultura biológica. A adoção deste tipo de técnica de baixo impacto ambiental, contribui para preservação dos recursos naturais, não degradando a qualidade do ar nem das águas.

Medida proposta 2.:

Estimular o uso do sistema de rega gota a gota. Este sistema permite fornecer às plantas a água mínima necessária, efetuando essa rega de forma localizada e durante o período noturno.

Medida proposta 3.:

O Ministério da Educação deve fornecer aos alunos de todas as escolas uma garrafa feita de materiais reciclados. As escolas devem ter locais onde os alunos possam encher estas garrafas com água para consumo próprio, evitando assim a elevada quantidade de lixo plástico que é desperdiçada diariamente com as garrafas de água vendidas nos bares escolares.