Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária de Carrazeda de Ansiães

Exposição de motivos

Foram organizados dois debates internos e um na sessão escolar. Para além disso, o tema foi divulgado junto dos alunos e foram afixados e distribuídos cartazes. Os alunos da Lista também reuniram com o Professor Coordenador com o objetivo de discutir as medidas e esclarecer algumas dúvidas. Motivos: O efeito de estufa tem vindo a aumentar drasticamente desde a revolução industrial. A poluição atmosférica é cada vez mais visível e reflete-se nos calotes polares que estão na origem do aumento do nível da água do mar e da temperatura à superfície da Terra. Estas transformações originam modificações climáticas que afetam as correntes marítimas, provocando cada vez mais catástrofes naturais que prejudicam a vida de todos os seres vivos na Terra.

Medida proposta 1.:

1. Aumentar os benefícios fiscais para quem comprar carros elétricos ou híbridos, pois assim reduzir-se-á a poluição atmosférica significativamente.

Medida proposta 2.:

2. Promover a construção de ecopistas nas vilas e cidades, incentivando as pessoas e não usar o carro para pequenos trajetos, pois assim seria uma maneira de limitar as emissões de CO2 para a atmosfera, controlando o efeito de estufa.

Medida proposta 3.:

3. Aumentar os benefícios fiscais para a compra e/ou instalação de painéis fotovoltáicos em casas e apartamentos de modo a promover outro tipo de energia. Recorria-se assim à energia eólica, dado que Portugal já se mostrou auto-suficiente em relação á produção e gosto dessa energia.