Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária José Falcão, Coimbra

Exposição de motivos

Os cientistas Joseph Priestley, Carl Scheele e Joseph Black não previram, aquando da descoberta dos dois gases, oxigénio e dióxido de carbono, a importância que eles viriam a ter na simples equação que é a vida das gerações futuras e da nossa própria geração. Quanto ao O2, é fácil de entender: o O2 é indispensável à vida de todos os seres os aeróbios. Pois bem, vários estudos dos níveis de oxigénio indicam uma progressão global decrescente na proporção deste gás. Já no outro prato da balança pesa o CO2. Há 95% probabilidade que os gases de efeito de estufa, sendo um deles o CO2, tenham causado a maioria do aumento observável na temperatura da Terra nos últimos 50 anos, sendo assim aceite pela comunidade científica que os níveis crescentes de concentração de CO2 (24% desde 1985) sejam uma das principais causas para o galopar do aquecimento global (e consequentes alterações climáticas). Mas não é preciso apresentar tantos dados estatísticos, são manchetes dos jornais cada vez mais recorrentes: “Último mês de 2018 foi o 3.º dezembro mais quente em 87 anos” ou ainda “O Ártico está a ter o inverno mais quente de sempre e os cientistas estão alarmados”. “Por volta de 2050, se a temperatura continuar a subir, o nível da água do mar irá aumentar 7 m e cidades como Portimão ou Vila Real de St. António vão ficar submersas”. Victor Hugo afirmou: “É triste pensar que a natureza fala e que a humanidade não a ouve”. Por isso compete à nossa geração, ouvir e sobretudo agir no sentido de colmatar décadas de flagelos ambientais. Assim, propomos:

Medida proposta 1.:

Desenvolver projetos que visem a reflorestação com flora autóctone portuguesa de áreas ardidas e/ou de baldio.

Medida proposta 2.:

Promover ações de carácter pedagógico no sentido de informar e sensibilizar desde a idade escolar para a importância dos nossos atos em relação às alterações climáticas e a forma como podemos reverter o aquecimento global, através de, por exemplo, palestras regulares com pessoas influentes na área da saúde ambiental e através de grupos de voluntariado ambiental.

Medida proposta 3.:

Promover a utilização de meios de transporte e de mecanismos que contribuam para a diminuição da emissão de gases poluentes.