Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Miguel Torga, Bragança

Exposição de motivos

O crescimento da população e das atividades económicas, associado à dinamização dos recursos naturais conduziu inevitavelmente o planeta Terra para uma situação de desequilíbrio entre os diferentes subsistemas. É pois urgente tomar consciência dos problemas que afetam atualmente o Mundo. As ameaças ambientais são um desses problemas. Cabe a cada um de nós mudar a trajetória e desafiarmo-nos a melhorar a qualidade de vida das populações. Neste sentido propomos as seguintes medidas.

Medida proposta 1.:

Incentivar e promover a reflorestação nas áreas afetadas pelos incêndios, com o objetivo de criar zonas de resistência à propagação de incêndios florestais, que amenizem o clima e protejam a paisagem, a água e os solos. Apostar na vigilância e limpeza, bem como em campanhas de sensibilização.

Medida proposta 2.:

Promover a educação ambiental, implementando normas/regras de regulamentação, incentivando o recurso à reciclagem, disponibilizando, por exemplo, mais ecopontos. Reverter o consumo, utilizando novos materiais em substituição do plástico, nomeadamente na indústria alimentar.

Medida proposta 3.:

Diminuir os níveis de poluição, implementando o uso de energias renováveis, tais como: a solar, a hídrica, a eólica e a geotérmica, promovendo a construção de casas ecológicas, autossustentáveis.