Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Básica e Secundária Dr. Mário Fonseca, Nogueira, Lousada

Exposição de motivos

Atualmente a temperatura média anula do planeta é superior ao do Século XIX e o principal fator para este aumento é a atividade humana. O Aquecimento Global têm consequências : aumento das Catástrofes Naturais; inundações , tempestades e furações. Estes fenómenos são também susceptíveis de ocorrerem em Portugal. Neste sentido foram elaboradas medidas para combater estes fenómenos: A primeira medida diz respeito a : Introdução da disciplina Educação Ambiental de forma obrigatória, no currículo escolar, no âmbito da Cidadania. Está provado cientificamente que as crianças entre os 5 e os 10 anos têm idade ideal para assimilar conteúdos que poderão ser reproduzidos no futuro.As crianças são muitas vezes “mestres” dos adultos. Quanto mais cedo se realizarem estas aprendizagens mais promissor será o futuro do planeta. A segunda medida refere-se a uma campanha de divulgação/ informação acerca da recolha de lixo / resíduos Sólidos junto à costa Portuguesa, realizada por jovens em idade escolar. Tem como objetivo a preservação e conservação do meio ambiente e manter a pegada ecológica. Será realizada de forma voluntária , através de incentivos estatais não monetários, como por exemplo: voucher em troca de material escolar, livros e propinas. Levando assim ao fomento do desenvolvimento sustentável. A terceira medida será uma campanha de divulgação/ informação da população Portuguesa no que diz respeito aos comportamentos que conduzem às Catástrofes Climáticas.A partilha desta informação será divulgada nos meios de comunicação social e nas redes sociais. Alertando a sociedade para necessidade da mudança de comportamentos relativamente ao meio ambiente.

Medida proposta 1.:

Introdução da disciplina Educação Ambiental de forma obrigatória, no currículo escolar, no âmbito da Cidadania. Está provado cientificamente que as crianças entre os 5 e os 10 anos têm idade ideal para assimilar conteúdos que poderão ser reproduzidos no futuro.As crianças são muitas vezes “mestres” dos adultos. Quanto mais cedo se realizarem estas aprendizagens mais promissor será o futuro do planeta.

Medida proposta 2.:

Uma campanha de divulgação/ informação acerca da recolha de lixo / resíduos Sólidos junto à costa Portuguesa, realizada por jovens em idade escolar. Tem como objetivo a preservação e conservação do meio ambiente e manter a pegada ecológica. Será realizada de forma voluntária , através de incentivos estatais não monetários, como por exemplo: voucher em troca de material escolar, livros e propinas. Levando assim ao fomento do desenvolvimento sustentável.

Medida proposta 3.:

Uma campanha de divulgação/ informação da população Portuguesa no que diz respeito aos comportamentos que conduzem às Catástrofes Climáticas.A partilha desta informação será divulgada nos meios de comunicação social e nas redes sociais. Alertando a sociedade para necessidade da mudança de comportamentos relativamente ao meio ambiente.