Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Caldas da Rainha

Exposição de motivos

Estudos realizados em 2017 pela Quercus comprovam que há 20% de probabilidade de aumento da temperatura entre 2 a 4ºC durante o séc. XXI. Presentemente já sentimos o efeito das alterações ambientais, que se manifestam negativamente em fenómenos como aquecimento e/ou arrefecimento extremos em regiões em que tal não era usual, e também na cada vez mais frequente ocorrência de furacões e tempestades, que têm devastado territórios e populações. Um dos principais responsáveis pelo aquecimento global é o efeito de estufa. Este é resultado da emissão de gases como o dióxido e o monóxido de carbono, entre outros, muitos destes produzidos pela circulação automóvel. É necessário encontrar, sempre que possível, uma alternativa viável, prática e não poluente a este meio de deslocação, nesse sentido propomos a primeira medida. Outro factor que tem contribuído para o problema em análise é a libertação de gás metano para a atmosfera, em parte resultante da acumulação de resíduos sólidos, a nossa segunda medida apresenta uma sugestão de aproveitamento destes resíduos de forma proveitosa e inócua. A escassez de recursos naturais representa também uma grande preocupação ambiental, tornando-se assim cada vez mais importante a sua reciclagem e reutilização. Enquanto outros países já o fazem com eficácia, Portugal tem ainda um caminho a percorrer. Neste sentido apresentamos a nossa terceira medida.

Medida proposta 1.:

. Criação de um sistema de bicicletas em todas as cidades do país com possíveis rotas predefinidas e à responsabilidade da Câmara Municipal – Autarquia.

Medida proposta 2.:

A partir dos resíduos sólidos recolhidos em diversos postos de uma cidade, ser criado um sistema de aproveitamento energético gerador de biomassa, passando a ser considerado um recurso endógeno, eliminando o gás metano libertado por esses resíduos.

Medida proposta 3.:

Melhorar a eficiência do sistema de reciclagem português baseando-se no modelo sueco.