Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense

Exposição de motivos

As alterações climáticas no planeta são muito evidentes. Procurar resolver este problema torna-se um imperativo para termos uma vida melhor. Se todos reduzíssemos os nossos excessos, reutilizássemos tudo o que pudesse voltar a ser usado e reciclássemos todos os materiais, teríamos uma vida na terra mais saudável e sem os problemas climáticos que afetam a diversidade do planeta. Ao nível das indústrias, estas terão de optar por processos de produção mais amigos do ambiente, através da implementação de tecnologias menos poluentes e com sistemas de tratamento de todos os resíduos produzidos. Incentivar o consumo de energias renováveis, através da instalação de painéis solares em todas as habitações, instalações sociais e industriais e promover a construção de novos parques eólicos. A proposta da ETEPA, para solucionar as alterações climáticas e reverter o aquecimento global passa pela adoção de três medidas que mais se adequam à situação económica e social em que vivemos.

Medida proposta 1.:

Utilizar a Regra dos 3R's (Reduzir os excessos, Reutilizar o que já foi utilizado e Reciclar matérias que já foram utilizadas para serem reutilizadas).

Medida proposta 2.:

Implementar tecnologias menos poluentes e com sistemas de tratamento de todos os resíduos produzidos.

Medida proposta 3.:

Incentivar o consumo de energias renováveis, através da instalação de painéis solares em todas as habitações, instalações sociais e industriais, da construção de novos parques eólicos e da promoção da mobilidade eléctrica.