Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia, Tavira

Exposição de motivos

1.e 2.Os debates foram organizados internamente nas aulas, opção seguida por questões de gestão do tempo letivo e para que houvesse lugar a uma problematização em trabalho de equipa (tal como está previsto desenvolver no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória). 3. Diálogo intergeracional.

Medida proposta 1.:

- Promoção de uma economia de baixo carbono com redução do uso de carnes vermelhas, redução do uso de plástico, recurso às energias renováveis e aos transportes públicos.

Medida proposta 2.:

-Promoção de políticas concertadas de incentivos fiscais ao nível do IMI, IUC e IRC (casas com eficiência energética com redução de uma percentagem a determinar no IMI; compra de carros elétricos com isenção de IUC e Indústrias pouco poluidoras com redução de uma percentagem a determinar no IRC).

Medida proposta 3.:

- Festival EcoFest- promoção de um festival que funcionaria como evento mediático para uma maior consciencialização sobre “Alterações Climáticas” através de concertos, debates, exibições de curtas e longas metragens, concursos de projetos de combate ao aquecimento global e palestras alusivas ao tema.