Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Gonçalo Anes Bandarra, Trancoso

Exposição de motivos

Foi organizado em conjunto com com o Parlamento Jovem do Ensino Básico, no mês de dezembro, uma Sessão de Esclarecimento sobre as Alterações Climáticas, seguida de um debate muito participado. Esta sessão foi dinamizada por dois Professores de Geografia do Agrupamento de Escolas. Nesta sessão participaram 85 alunos. Participaram cerca de 80 alunos num Debate com o Deputado António Pacheco, realizado em janeiro.

Medida proposta 1.:

Criação de programas desde o Primeiro Ciclo ao Secundário, com o objetivo de Reflorestar as áreas mais afetadas pelos incêndios, em parceria com outras entidades (autarquias, proteção cível, bombeiros, gnr,entre outros.

Medida proposta 2.:

Implementação de formação gratuita na área do ambiente para a função pública e privada, no sentido de melhor preparação dos adultos, para que possam transmitir mais prontamente os ensinamentos aos seus educandos, desenvolvendo nestes hábitos não poluidores para que a sociedade se torne mais sustentável por si mesma.

Medida proposta 3.:

Instalação de aparelhos de monotorização de gases de efeito de estufa em diversos pontos do país no sentido de providenciar dados para futuros estudos sobre a evolução e mitigação do efeito estufa.