Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia

Exposição de motivos

1. e 2. Ambas as listas apostaram nas redes sociais para a divulgação dos seus trabalhos e também na ida às salas de aula para a divulgação das medidas. Foram realizados vídeos, cartazes e panfletos para a escola como meio de campanha eleitoral. Projeto de recomendação Exposição dos motivos: À luz do tema do Parlamento dos Jovens do presente ano, somos impelidos a refletir com maior profundidade sobre um problema tão próximo e já tão difundido mediaticamente, procurando agora a sua solução prática de forma a responder a uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade. As alterações climáticas são uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos futuros sobre a nossa sociedade, economia e ecossistemas. Uma vez que este problema de cariz ambiental constitui um problema global, as decisões no que respeita quer ao processo que visa reduzir a emissão de GEE (Gases Efeito de Estufa), quer à norma que procura minimizar os efeitos negativos dos impactes das alterações climáticas nos sistemas biofísicos e socioeconómicos envolvem ações ou opções a todos os níveis da tomada de decisão, desde o nível mais local e da coletividade ao nível internacional, envolvendo todos os governos nacionais. A resposta política a este problema requer uma ação concertada e assertiva, traduzida na tomada de diligências que minimizem as causas antropogénicas e que preparem a sociedade para lidar com os seus impactes biofísicos e socioeconómicos.

Medida proposta 1.:

Implementação de uma lei que exija o dever da separação de lixo reciclável. A multa é a sanção para quem não cumprir a lei; para tornar esta lei funcional devem colocar caixotes de reciclagem com proximidade aos perímetros habitacionais com recolha de lixo porta-a-porta. Para acompanhar esta lei é importante incentivar os munícipes para a realização da reciclagem em prol da redução da pegada ecológica do município, sendo que todos os que conseguirem ficarão isentos da taxa de resíduos sólidos.

Medida proposta 2.:

Promover a utilização de um passe único de transporte público para todos os distritos de Portugal e aliada a esta medida tornar os horários mais flexíveis e apostar em melhores acessos no que concerne aos meios de transportes públicos.

Medida proposta 3.:

Colocação de filtros nas chaminés das fábricas que contabilizem a libertação de gases poluentes. A partir de um certo valor de poluentes há aplicação de multas.