Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Amarante

Exposição de motivos

Foi com prazer que nos debruçámos sobre a temática proposta para o presente ano, uma vez que as preocupações ambientais devem ser transversais e devem ser motivo de reflexão e tomada de ação, dado que a Terra está em perigo, colocando em risco as gerações futuras. Por conseguinte, propomos três medidas que protegem o nosso único habitat e que contribuem para a diminuição dos efeitos nefastos da nossa existência neste planeta.

Medida proposta 1.:

Expansão do projeto “Lixo Sustentável” aplicado em Lousada a todos os municípios do país. Consiste na entrega de diferentes tipos de resíduos num ecoponto e por cada Kg de material separado entregue será associado um desconto na faturação mensal dos resíduos urbanos do utilizador final. Os custos são reduzidos e a vantagens são inúmeras, dado que serve como campanha de sensibilização e incentivo à triagem e consequente reciclagem de diferentes resíduos, a saber plástico, papel e vidro.

Medida proposta 2.:

Implementação de uma taxa sobre os produtos que utilizem óleo de palma, de forma a travar a sua produção não sustentável. Atualmente o óleo de palma para ser produzido necessita que uma vasta área de floresta seja destruída o que aumenta significativamente a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera e reduz a emissão de oxigénio, o que, por sua vez, causa o efeito estufa e consequente aquecimento global.

Medida proposta 3.:

Reestruturação dos edifícios públicos a fim de os tornar mais sustentáveis. Queremos focar no isolamento dos edifícios, para assim reduzir quer os custos energéticos quer o uso de aquecedores a óleo e, consequentemente, a emissão de gases Co2. Tal objetivo seria atingido com o isolamento adequado, usando material duradouro e reciclável como o poliestireno.