Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Lousã

Exposição de motivos

Exposição de motivos Como sabemos as florestas são um importante fator de fixação de carbono e a desflorestação implica a concentração de gases de estufa na atmosfera, aumentando, assim, o aquecimento global e provocando, alterações climáticas, que influenciam de várias maneiras o ambiente. Entendemos por isso indispensável uma gestão eficaz dos recursos agrícolas e florestais em Portugal. Outra das maiores ameaças para a poluição do nosso planeta é o excesso de plásticos existentes, sendo por isso prioritário diminuir o seu quantitativo. A emissão de dióxido de carbono para a atmosfera é também, na nossa opinião, catastrófica para o ambiente, devendo-se tentar diminui-la.

Medida proposta 1.:

Criação de um organismo público que, em parceria com escolas agrárias ou outras instituições congéneres, proceda à reorganização da flora nos territórios sob a alçada do Estado. O objetivo seria adequar as culturas às características próprias dos terrenos, incentivar o plantio de espécies florestais nobres, controlar as espécies invasoras e fazer uma combinação harmónica entre terrenos agrícolas e florestais.

Medida proposta 2.:

Disseminação de máquinas sustentáveis de reciclagem de plástico, sobretudo nos grandes centros de consumo, como os hipermercados. As pessoas reciclariam plásticos nessas máquinas e em troca seriam remuneradas ou em dinheiro ou em cupões de desconto dos supermercados que aderissem ao projeto.

Medida proposta 3.:

Aumento do número de postos de aluguer/empréstimo de bicicletas a nível nacional, para substituir o transporte particular, nomeadamente para turistas;