Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Vagos

Exposição de motivos

Medida 1: A desflorestação é uma das grandes causas do aquecimento global. As árvores, através da fotossíntese, absorvem dióxido de carbono, um dos principais gases causadores do efeito estufa. A indústria de papel contribui de forma significativa para a desflorestação pelo que defendemos que se deveria começar a utilizar como substituto do papel novo, papel reutilizável, não só nas escolas mas em todo o tipo de serviços, com o objetivo de diminuir os impactes criados pela desflorestação no meio ambiente. Medida 2: A queima de combustíveis fósseis, como por exemplo nos transportes, é também uma das principais causas do aquecimento global, pelo que se tem vindo a incentivar a utilização dos transportes públicos. Incentivar as pessoas não é o suficiente visto que, em muitos casos, os preços não são proporcionais à viagem que se faz (valores demasiado altos) e as carreiras não possibilitam a flexibilidade de horários das pessoas condicionando a vida das mesmas. Deste modo, defendemos a promoção da utilização dos transportes públicos diminuindo o custo das viagens e aumentando as carreiras. Medida 3: Nos últimos anos tem-se vindo a tentar convencer e incentivar as pessoas a fazerem a reciclagem, tendo em vista a conservação e melhoramento do meio ambiente. A reciclagem é também uma forma de reutilizar e transformar produtos já existentes, reduzindo a exploração de novos recursos e terminado com os aterros sanitários (também eles responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa). Para que a população adira à reciclagem é necessário terem essa possibilidade, o que não acontece tendo em conta o reduzido número de ecopontos existentes nas localidades e até mesmo em espaços públicos. Assim, apoiamos a distribuição de ecopontos de modo a responder às necessidades da população, bem como a colocação de pontos de reciclagem em espaços públicos.

Medida proposta 1.:

Substituição do papel novo por papel reutilizável nas escolas e em todo o tipo de serviços, visto que a produção de papel promove a desflorestação, reduzindo a capacidade do meio ambiente em absorver o dióxido de carbono, um dos principais causadores do efeito estufa.

Medida proposta 2.:

Promover a utilização de transportes públicos diminuindo o custo das viagens e aumentando as carreiras.

Medida proposta 3.:

Incentivar à realização da reciclagem distribuindo ecopontos por todas as localidades de forma a responder às necessidades da população, bem como a colocação de pontos de reciclagem em espaços públicos.