Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Penafiel

Exposição de motivos

As alterações climáticas são já uma realidade sobre a qual urge agir e tomar medidas capazes de reverter o fenómeno do aquecimento global do nosso planeta. Sabemos que os transportes são uma das principais causas e, como tal, uma das nossas medidas passa por substituir os carros movidos a combustíveis fósseis, por veículos movidos a hidrogénio. Através da eletrólise da água, potenciada pela energia vinda das fontes renováveis (por exemplo, eólica e hídrica) são obtidas as moléculas de hidrogénio. Este, ao sofrer combustão (reacção com o oxigénio) nos motores dos automóveis, liberta vapor de água, contrariamente aos motores convencionais que libertam dióxido de carbono. Gera-se assim um ciclo sustentável e não poluente. Por outro lado, consideramos que é fundamental descarbonizar Portugal e, como tal, propomos a plantação de árvores resilientes, autóctones, capazes de contribuir para a preservação da nossa biodiversidade e, ao mesmo tempo ajudarem na sustentabilidade económica, por exemplo, associando as áreas de floresta, como o montado de sobro, à prática da pecuária extensiva, menos agressiva para o meio ambiente e melhor para a nossa saúde. Quanto ao projeto que prevê beneficiar os cidadãos que entreguem nos ecocentros os seus resíduos recicláveis, consideramos que é fundamental que, as pessoas que separam e valorizam os seus resíduos, não continuem a pagar a fatura (dos resíduos sólidos urbanos) tal como os que não o fazem. Defendemos que esta medida devia ser estendida a todo o território nacional (pois já há municípios que, com sucesso, o fazem). Para além disso, pensamos que seria importante criar um sistema semelhante, mas de recolha porta a porta, para as pessoas com mobilidade reduzida e que estão, por isso, impossibilitadas de o fazer pelos seus próprios meios.

Medida proposta 1.:

1. Potenciar a sustentabilidade ambiental, substituindo veículos movidos a combustíveis fósseis, por veículos movidos a hidrogénio, diminuindo consideravelmente as emissões de CO2 e estabelecendo um ciclo ecológico de obtenção de combustível infindável.

Medida proposta 2.:

2. Descarbonizar Portugal - Promover a plantação de árvores resilientes e autóctones, como seja o montado de sobro, associado à pecuária extensiva.

Medida proposta 3.:

3. 3. Criação de medidas que visem a compensação dos cidadãos que façam a entrega de resíduos recicláveis nos ecocentros, com consequente desconto na fatura relativa aos resíduos sólidos urbanos.