Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Colégio de Ermesinde

Exposição de motivos

Como é do conhecimento geral, as alterações climáticas são um tema que a todos afeta e que a todos diz respeito. É algo com que nos devemos preocupar e que, dia após dia, apresenta um perigo crescente que torna o nosso planeta insustentável e pouco saudável. Deste modo, propomos três medidas que julgamos ser capazes de mudar o mundo em que vivemos e de causar impacto no nosso país. Após um longo debate, chegamos à conclusão de que o nosso projeto deve incidir nos vários campos sociais, uma vez que este é um problema que se arrasta há várias gerações e que, por conseguinte, exige uma resposta urgente da nossa parte. Assim contamos com todos para construirmos e atingirmos o bem comum.

Medida proposta 1.:

Implementação, nas empresas de exploração pecuária, de formas de modelos capazes de converter matéria orgânica de origem animal em energia renovável.

Medida proposta 2.:

Imposição de quotas progressivas anuais de gases poluentes, como é o caso de CO2, também a criação de uma nova entidade que fiscalize as empresas e puna as empresas incumpridoras.

Medida proposta 3.:

Realização, no âmbito escolar, de apresentações mensais nas escolas, organizadas pela Secretaria de Estado para Proteção do Ambiente.