Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo

Exposição de motivos

O aquecimento global é um acontecimento que põe em risco grande parte das espécies que habitam o planeta Terra. Isto é consequência do aumento da concentração de gases de efeito de estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, o metano, os CFC, entre outros. Segundo estudos realizados, o aumento dessa concentração causará, até 2100, uma subida de cerca de 4°C na temperatura do planeta. Isso seria desastroso, pois causaria o degelo das calotes polares e, consequentemente, a subida do nível médio das águas do mar, a escassez de água potável, o aumento da frequência de fenómenos meteorológicos extremos e do desaparecimento de grande parte das florestas tropicais e consequente extinção de algumas espécies animais e vegetais. Não podemos deixar a situação agravar-se a esse ponto. É com o intuito de diminuir a poluição e os riscos que este fenómeno nos traz que apresentamos as seguintes medidas.

Medida proposta 1.:

Benefícios fiscais para pessoas/empresas que compram veículos eléctricos. Desta maneira, a compra de veículos eléctricos, logo, menos poluidores, seria incentivada.

Medida proposta 2.:

Promoção de actividades de limpeza de áreas florestais por parte do poder local (Câmaras Municipais/Juntas de Freguesia). Com esta atividade, além da limpeza das áreas florestais, conseguiríamos também alertar para os perigos do despejo de resíduos no meio ambiente e, consequentemente, da sua entrada na cadeia alimentar.

Medida proposta 3.:

Atividades de plantação de espécies autóctones três vezes por ano letivo, por iniciativa das escolas. Através desta actividade poderíamos não só aumentar o número de árvores (não invasoras), mas também promover a educação para a preservação ambiental e sensibilizar para o abate de árvores.