Parlamento dos Jovens - Secundário


Edição 2018 (2018/2019)

Escola

Escola Secundária de Montemor-o-Novo

Exposição de motivos

As nossas propostas fundamentam-se no principio da eficácia pela simplicidade. Apresentamos medidas que fazem parte do conhecimento geral, consideradas básicas, mas cuja efetiva operacionalização será decisiva no sentido de reverter o aquecimento global. A primeira medida é bastante pertinente, pois o grande potencial oferecido pela energia solar não tem sido devidamente explorado, e não devemos continuar a desperdiçar este recurso. No que diz respeito, à segunda medida, parece-nos que a posição de Donald Trump representou um retrocesso quanto à diminuição do uso de combustíveis fósseis, por isso é crucial alertar para os efeitos nocivos resultantes da utilização deste tipo de energia. Por último, é crucial reflorestar, substituir as espécies invasoras, criar pulmões verdes com espécies autóctones, dado que as florestas autóctones exercem um importante papel na regulação e melhoria do clima, bem como no sequestro de carbono da atmosfera contribuindo para a redução do efeito estufa.

Medida proposta 1.:

Investimento em painéis solares. - A adoção de painéis solares, por exemplo, em escolas, principalmente na região do Alentejo, visto que esta apresenta as condições favoráveis ao desenvolvimento desta medida.

Medida proposta 2.:

Diminuir o uso de combustíveis fósseis. A alternativa aos combustíveis fósseis (nomeadamente, gasolina, diesel, entre outros) através do uso de biocombustíveis (biodiesel, biogás,entre outros) e etanol.

Medida proposta 3.:

Apostar na plantação de mais árvores, nomeadamente florestas autóctones. -Apostar na plantação de mais árvores autóctones de modo a haver uma maior produção de oxigénio, como forma de combater a desflorestação, principalmente, devido aos incêndios florestais e queimadas.